Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MT - Hemocentro aplica interiorização de serviços no gerenciamento dos estoques de sangue

O MT Hemocentro, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), é responsável pela aplicação da política de gerenciamento dos estoques de hemocomponentes e hemoderivados de qualidade para atender a população, além de coordenar e auxiliar o poder público na execução da política estadual nas áreas de hemoterapia e hematologia, em consonância com a política nacional, tendo como meta a interiorização e descentralização e interiorização dos serviços.


Durante o ano de 2009, de acordo com dados do MT Hemocentro, foram cadastrados 48.546 candidatos à doação, resultando em 36.313 bolsas coletadas. Foram realizadas 27.453 transfusões, 663.356 exames laboratoriais e 94.197 consultas e atendimentos ambulatoriais.

A diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabanne, disse que “a cada ano o Hemocentro vem avançando em nível de excelência e qualidade no atendimento e serviços ofertados no âmbito do Sistema Único de Saúde atuando também na execução da política de descentralização das ações e interiorização dos serviços de saúde preconizados pelo Governo do Estado. Esses avanços e êxitos que vem sendo alcançados, são fundamentais para que o MT Hemocentro continue como referência estadual em hematologia e hemoterapia”, declarou a diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabanne.

O MT Hemocentro conta hoje com 17 Unidades de Coleta e Transfusão e 29 Agências Transfusionais distribuídas em 13 microrregiões de Saúde em Mato Grosso. As Unidades de Coleta e Transfusão estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Jaciara, Juara, Juína, Mirassol D’Oeste, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e em Cuiabá no Hospital e Pronto Socorro Municipal.

As Agências Transfusionais se encontram nos municípios de Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Rondonópolis, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e, na capital, no Hospital Universitário Julio Muller.

Dentre os serviços ofertados pelo MT Hemocentro estão a coleta de sangue, produção de hemocomponentes, infusão de fatores de coagulação, transfusão de hemocomponentes e distribuição de bolsas de sangue para as unidades hemoterápicas no Estado. Os exames laboratoriais incluem hematologia e bioquímica, coagulação, imuno-hematologia e sorologia.

Além disso, são realizados procedimentos para pacientes de hemofilia, consultas e atendimentos ambulatoriais, atendimento fisioterápico, psicológico e de nutrição aos pacientes hematológicos, atendimento do serviço social para o cadastro da medula óssea, com a realização do exame de histocompatibilidade até a efetivação do transplante propriamente dito.

O MT Hemocentro é referência estadual para as doenças hematológicas, tais como: coagulopatias, hemoglobinopatias e doença de Gaucher.

CAMPANHAS

Todos os anos o MT Hemocentro busca manter um calendário de ações alusivas ao Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Nacional do Doador Voluntário e Natal. Além dessas datas pontuais, a captação do sangue é feita de forma continuada com palestras, distribuição de material educativo em escolas, empresas e instituições e permanência da Unidade Móvel em praças públicas. “O objetivo do MT Hemocentro, durante as campanhas, é atrair novos doadores, reforçando a voluntariedade dos já fidelizados, para manter o estoque seguro principalmente quantos aos fatores RH negativos, que são considerados os mais raros”, disse Eliane Rabane.

REDOME

O MT Hemocentro além de trabalhar com os serviços de Doação de Sangue atua também como captador do serviço de Redome. O serviço tem como principal objetivo cadastrar doadores voluntários de medula óssea reunindo informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar a medula para transplante, inscrevendo esses voluntários no sistema de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Desde a sua implantação, em fevereiro de 2005, até o presente momento o estado possui em seu cadastro 4.060 registros de possíveis doadores de medula óssea e destes, cinco são compatíveis.

COMO SE CADASTRAR

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos, tenha boa saúde e não apresente doenças, como as infecciosas ou as hematológicas, pode se cadastrar no MT Hemocentro como doador voluntário de medula óssea. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue, que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA - características genéticas importantes para a seleção de um doador) e enviado ao Redome, cujo cadastro central é sediado no Estado do Rio de Janeiro.

Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação. No momento do cadastro, é indispensável à apresentação da carteira de identidade ou da carteira de trabalho na unidade do MT - Hemocentro.

HEMORREDE

A Hemorrede, coordenada pelo MT - Hemocentro, é formada pelas unidades de coleta e transfusão e as agências transfusionais. Mato Grosso já conta com 46 unidades descentralizadas garantindo sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado.

POSTOS DE COLETA

Além da unidade móvel (ônibus) o MT Hemocentro atua com postos de coleta fixos. Em Várzea Grande, no Postão, a Unidade funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 08h30 as 16h. No Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e na sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de junho, 1.055, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h30 e aos sábados, das 07h às 12h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet