Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cultura

SEC apresenta balanço das atividades no segmento musical

A Secretaria de Estado de Cultura realizou 2377 eventos culturais e mais 2379 ações de Intercâmbio Cultural Nacional e Internacional em 2009. O investimento total atingiu R$ 7.131 mil. Neste ano, a Coordenação de Ações Artístico-Culturais (CAAC) lançou 10 editais com objetivo de ampliar o acesso às ações diretas de Políticas Públicas da SEC.


Ao seguir as diretrizes de democratização das ações artístico-culturais propostas pelo Ministério da Cultura, em 2009 a CAAC desenvolveu atividades priorizando três esferas, sendo elas: o Programa Estadual de Interiorização da Cultura, Decreto nº 1.678 de 14 de novembro de 2008; o Programa Estadual de Parcerias Culturais, Decreto nº 1590 de 16 de setembro de 2008; e o Programa Mais Cultura, Acordo de Cooperação com o Ministério da Cultura, em 12 de dezembro de 2008.

No segmento da música, a Orquestra do Estado foi a mais positiva notícia sobre Mato Grosso nos principais veículos de comunicação do país. Como investimento do Estado de R$ 950 mil e mais parcerias conquistadas, a OEMT ofereceu mais de três mil horas/aulas gratuitas por profissionais de notório reconhecimento para jovens de baixa renda em parceria com o ponto de cultura “Ciranda – Música e Cidadania”.

Além disso, foram realizados 40 concertos didáticos em escolas públicas e privadas, 60 concertos oficiais para um público de 40.000 pessoas em oito cidades do interior e 23 Estados da Federação. Com 14 programas exclusivos, contou com a participação de solistas e maestros de prestígio nacional e internacional.

A orquestra gravou um CD com as obras de Radamés Gnatalli e José Bragato. E ainda foi finalista do XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita, a mais importante premiação do setor, em cerimônia realizada na Sala São Paulo (SP). A instituição musical gera 30 empregos diretos e 50 empregos indiretos.

EVENTO

Outra ação da CAAC/SEC no campo musical foi o Painel da Música, realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento, que aconteceu no mês de julho, contou com renomados especialistas nacionais que ministraram 11 cursos para um público de 212 pessoas.

O público alvo foram instrumentistas e regentes de bandas de música, que receberam capacitação em percussão, de percepção e leitura musical, de instrumentação e arranjos musicais, de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, de regência e de técnica para instrumentos de sopro como, bombardino e tuba, clarineta, saxofone, trombone e trompete.

Ainda em 2009, os grupos do Estado circularam com espetáculo pelo edital nacional do Projeto Pixinguinha. Com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Ebinho Cardoso se apresentou com banda em Rondonópolis e Chapada dos Guimarães e o Grupo Triêro percorreu os municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Xavantina, Água Boa e Ribeirão Cascalheira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet