Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Júlio Muller

Sindicato quer manter hospital funcionando em Cuiabá

A Adufmat (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso) e o Sintuf (Sindicato dos Trabalhadores da UFMT) protocolaram uma ação civil pública junto ao Ministério Público Federal (MPF) na tentativa de não atender a uma portaria recente e garantir a manutenção do funcionamento integral do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM).


A portaria baixada pelo governo federal em agosto de 2009 previa que, a partir de janeiro deste ano, seriam pagas em torno de 6 mil horas de plantão aos profissionais médicos da unidade. O ponto de conflito da questão é que até dezembro último o pleno funcionamento do hospital dava-se com cerca de 20 mil horas de atendimento, segundo o presidente da Adufmat, professor Carlos Alberto Eilert.

“Isso tudo tem um outro pano de fundo. O governo quer forçar uma terceirização de alguns setores. Quer levar a saúde à privatização”, analisa Eilert. Ele diz que o HUJM é o único no Estado “100% SUS (Sistema Único de Saúde)”, e que seria um grande prejuízo à população perder esse benefício.

O professor também afirma que desde o início deste ano o HUJM já não recebe pacientes no Pronto Atendimento da Pediatria e da UTI Neonatal. “Se a situação não for resolvida, a mesma deixa de aceitar pacientes a partir de 15 de janeiro de 2010”, pontua.

“Espero que logo tenhamos uma resposta do MPF, após esse recesso de fim de ano, e que essa a resposta seja positiva”, afirma Eilert.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet