Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Delegacia Móvel realiza mais de 2,3 mil atendimentos no ano de 2009

Criada para ser um instrumento de cidadania e proximidade da polícia com o cidadão, a Delegacia Móvel, da Polícia Judiciária Civil, alcançou em 2009 um dos melhores índices de serviços prestados desde sua implantação. Pela Unidade Móvel 2.336 pessoas foram atendidas com serviços e informações jurídicas e 712 boletins de ocorrências criminais foram registrados


A Delegacia tem percorrido os lugares mais longínquos do Estado de Mato Grosso para tornar acessível às comunidades o registro de ocorrências policiais ou simplesmente levar informações do trabalho prestado pela Polícia Civil. Durante o ano de 2009, a Delegacia Móvel participou de 51 mutirões da Cidadania e sete eventos, entre eles a Feira de Exposição Agropecuária (Expoagro), de Cuiabá, e a operação “Natal com Segurança”.

Na operação “Natal Com Segurança 2009”, 106 ocorrências foram registrada na Base Móvel, instalada na Praça da República, no período de 15 a 31 de dezembro. Este foi o terceiro ano consecutivo que a Delegacia esteve presente.

A Delegacia Móvel é parceira do “Mutirão da Cidadania”, realizado em todo o Estado, pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O primeiro ‘Mutirão da Cidadania’ do ano de 2009 teve início no mês de março, no município de Acorizal e ao longo do ano percorreu mais de 40 cidades de Mato Grosso, levando os mais variados serviços assistenciais.

A diretora adjunta da PJC, Thaís Camarinho, ressalta que em 2009 houve um atendimento recorde prestado pela Delegacia Móvel. “Essa prestação de serviço ocorreu por meio de duas unidades móveis, o que possibilitou um maior atendimento oferecido pela equipe da delegacia móvel”.

A delegada lembrou ainda que a delegacia móvel não possui uma equipe fixa de policiais e sim equipes volantes, que contam com a assistência de técnicos de informática, da Gerência de Estatísticas e Informação da Polícia Civil, responsáveis pela instalação da base móvel. “Os policiais que trabalham na delegacia móvel tem um retorno positivo, com a troca de experiências entre moradores, população e até entre eles. A unidade móvel auxilia nos trabalhos da polícia de uma forma geral”, enfatizou Camarinho.

CRIAÇÃO

A Delegacia Móvel foi implantada em junho de 2006, pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Judiciária Civil, em parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O projeto visa agilizar procedimentos policiais, intensificando a atuação policial na prevenção e pronto atendimento de ocorrências e delitos. A delegacia itinerante funciona com o trabalho dos investigadores e conta com o apoio de delegados e policiais da cidade onde o evento acontece. Os policiais, além dos serviços assistenciais ajudam a prevenir possíveis desordens no espaço. Para realizar os atendimentos a delegacia dispõe de equipamentos eletrônicos e de segurança.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet