Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

modificação

Notícias sobre o escândalo do mensalão do DEM somem do site da OAB-DF

Foto: Reprodução

Notícias sobre o escândalo do mensalão do DEM somem do site da OAB-DF
Notícias sobre o escândalo do mensalão do DEM sumiram do site da OAB do Distrito Federal. A página foi modificada depois da posse do novo presidente da entidade, Francisco Caputo. Ele é advogado do escritório que defende o governador do DF, José Roberto Arruda (sem partido). A assessoria de Caputo afirma que o site está apenas sendo atualizado, mas não soube explicar porque notícias mais antigas, de 2007, não "desapareceram".


O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro de 2009, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Assim que o escândalo veio à tona, a OAB-DF agiu e entrou com pedido de impeachment contra o governador Arruda. A entidade, comandada na ocasião por Estefânia Viveiros, pediu também a cassação dos deputados envolvidos no suposto esquema de pagamento de propina e fez manifestações.

Agora, no site da OAB-DF, não há nenhuma referência sobre o assunto. Na página principal há notícias do dia 7 e 5 de janeiro de 2010. Depois, apenas uma de agosto do ano passado e outras de 2007 para trás. As reportagens sobre a atuação da ordem no caso do escândalo do mensalão do DEM sumiram. Se for feita uma busca com o nome "Arruda", só aparece uma notícia do dia 16 de outubro de 2006.

O sumiço das notícias do site da OAB causa estranheza devido à vinculação de Caputo com Arruda. No dia da posse, Caputo garantiu isenção no caso do mensalão do DEM. “Nós não advogamos nesse caso. O meu escritório advoga para o governador em outros processos”, declarou na ocasião.

Para João Pedro Ferraz dos Passos, ex-conselheiro na gestão Estefânia Viveiros, nada devia ser apagado do site. “Essas notícias do site, que não sejam de fato pontuais em relação a este ou àquele diretor, devem permanecer. Elas fazem parte da história da ordem”.

Por meio da assessoria de imprensa, Francisco Caputo informou que as notícias foram retiradas do site no dia 5 de janeiro, para atualizar as informações. Por isso, as reportagens de 2008 e 2009 foram retiradas. A assessoria não soube informar porque as notícias de 2007 continuam na página.

Diário oficial retira homenageados

O nome de Estefânia Viveiros está envolvido em outro "desaparecimento". O nome dela foi excluído da lista oficial dos agraciados com a Medalha Comemorativa dos 200 anos da Polícia Militar do DF.

Em maio do ano passado, ela recebeu a medalha na solenidade da PM. A lista dos homenageados, no entanto, só foi publicada no Diário Oficial do dia 23 de dezembro, depois da Operação Caixa de Pandora, e sem o nome de Estefânia. A ex-presidente da ordem foi a responsável pela condução das representações contra os deputados e o governador Arruda na Câmara Legislativa.

Um outro nome foi excluído desta mesma lista: Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais de Arruda. Foi ele quem gravou vídeos e cooperou com a Polícia Federal nas investigações do escândalo do DF. Ele também recebeu a medalha em maio e não aparece no Diário Oficial de dezembro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet