Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Itamaraty já recebeu mais de 500 ligações em busca de brasileiros no Haiti

O Ministério das Relações Exteriores já recebeu mais de 500 ligações de parentes em busca de informações sobre brasileiros que estão no Haiti, atingido por um forte terremoto na última terça-feira (12). O governo conseguiu localizar cerca de 30 pessoas por meio de ligações recebidas na central de atendimento montada no próprio ministério.


Segundo o embaixador Oto Agripino Maia, sub-secretário geral do Itamaraty das comunidades brasileiras no exterior, todas as informações recebidas pelo ministério são registradas em um sistema computadorizado para que os diplomatas brasileiros no Haiti possam dar início à busca de notícias de brasileiros.

Como o prédio da embaixada brasileira em Porto Príncipe (capital do Haiti) foi danificado pelo terremoto, os diplomatas trabalham em um prédio do conselho cultural brasileiro no país caribenho. "Estamos com sérios problemas de comunicação. Estamos fazendo contato por intermédio do Ministério da Defesa e via internet. Felizmente, o e-mail se tornou um canal de comunicação no Haiti", disse o embaixador.

Oto Maia afirmou que, como a maioria dos brasileiros no Haiti é composta por militares, as Forças Armadas têm sua própria estrutura para transporte e resgate de vítimas.

Passaportes

O Ministério das Relações Exteriores montou um plantão de emergência para fazer os passaportes de serviço dos bombeiros, policiais e integrantes da Força Nacional de Segurança que vão para o Haiti com o objetivo de ajudar nas buscas das vítimas do terremoto. Somente nesta quinta-feira, o Itamaraty expediu cerca de cem passaportes de militares que vão seguir para o país.

"Normalmente, o prazo normal para se expedir o passaporte de serviço é de três dias. Agora, estamos não só dando o passaporte, como podemos fazê-los na hora. O que não queremos é atrasar nenhuma providência", disse o embaixador Eduardo Gradinone, diretor do Departamento de Comunidades Brasileiras no exterior.

Segundo o embaixador, uma equipe de diplomatas do ministério vai até a Base Aérea de Brasília fazer esta tarde os passaportes dos 20 bombeiros que embarcaram pela manhã, no Rio, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). O avião também vai levar bombeiros e policiais do Distrito Federal para o Haiti.

Técnicos da Embratel que vão seguir para o Haiti para ajudar na reconstrução do sistema de comunicações do país também expediram passaportes no Itamaraty para agilizar o embarque rumo ao país caribenho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet