Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Afastamento de Prudente acirra disputa pela presidência da Câmara do DF

O afastamento do deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal vai acirrar a disputa interna entre governistas e oposicionistas pelo cargo. Com a saída de Prudente, que foi determinada nesta segunda-feira pela Justiça, assume o comando da Casa o petista Cabo Patrício, que pode imprimir outro ritmo para as investigações contra o governador José Roberto Arruda (sem partido) e os oito distritais suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção.


Os governistas, que são maioria, demonstram resistência a Cabo Patrício e o ameaçam com a perda do mandato. Os aliados de Arruda prometeram protocolar, na semana passada, um requerimento pedindo que o petista deixasse a vice-presidência argumentando que ele também não reunia as condições necessárias para ocupar a presidência.

O argumento dos governistas é que Cabo Patrício responde a um processo de quebra de decoro parlamentar no qual é acusado de ter assinado um projeto que trata de recolhimento de lixo na cidade beneficiando uma empresa que tem um dos filhos de Prudente como funcionário.

Cabo Patrício tem sustentando que não pretende deixar o comando da Casa. Segundo a assessoria do petista, ele ainda não foi informado oficialmente da saída de Prudente.

A ideia dos governistas é forçar uma nova eleição que devolva o comando da Casa a um aliado do governador. Pelos corredores, alguns governistas, como Eliana Pedrosa (DEM) e Wilson Lima (PR), já demonstraram interesse em assumir a presidência.

A movimentação em torno da presidência também é motivada pela possibilidade de o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinar o afastamento de Arruda ou do vice-governador Paulo Octavio, que são investigados por suposta participação no esquema de arrecadação e pagamento de propina, o que automaticamente levaria o ocupante da Câmara para a governadoria.

Saída

O juiz Álvaro Luis de A. Ciarlini, da 2ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou nesta segunda-feira o afastamento Prudente, flagrado guardando dinheiro nas meias de suposta propina, da presidência da Câmara Legislativa.

O juiz acatou pedido de uma ação popular para que o presidente da Câmara, flagrado guardando dinheiro nas meias no escândalo de corrupção no governo do DF, fosse afastado do cargo.

Ciarlini fixou multa de R$ 100 mil caso Prudente não deixe imediatamente o comando da Casa. O deputado disse, por meio de assessores, que vai cumprir a decisão do juiz. "A decisão judicial não se discute, nem se comenta, cumpre-se", disse.

No despacho, o juiz argumenta que existem fortes indícios de que o distrital teria cometido crimes "gravíssimos". Ele também afirma que, caso as denúncias do esquema de corrupção sejam comprovadas, será uma tragédia imposta pela irresponsabilidade.

"É indispensável que o Poder Judiciário se posicione, neste momento, com firmeza e assertividade sobre esses fatos que, se verdadeiros, podem ser considerados uma verdadeira tragédia imposta pela virtual [e ainda não cabalmente comprovada] irresponsabilidade, egoísmo e absoluta ausência de civismo das partes virtualmente implicadas nesses tristes episódios", afirma a decisão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet