Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Nova diretoria do TJ será empossada neste sábado

Será realizada hoje a posse da nova diretoria do Poder Judiciário para o biênio 2009/2011. A cerimônia será conduzida pelo desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, no Hotel Fazenda Mato Grosso com início previsto para as 20h. Serão empossados o desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, como novo presidente; desembargador Paulo da Cunha, como vice e o desembargador Manoel Ornellas de Almeida, como corregedor-geral da Justiça.


Os três integrantes da administração foram eleitos em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, ocorrida dia 30 de outubro de 2008. O procedimento de votação foi feito pela escolha entre os magistrados mais antigos, concorrendo especificamente para cada cargo.

Currículos

O presidente eleito, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 11 de abril de 1946. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, colando grau em 1974. Seu ingresso na magistratura data de novembro de 1979, como juiz de direito da Comarca de Rosário Oeste. Atuou junto às comarcas de Nobres, Diamantino, Jaciara, Dom Aquino, Guiratinga, Alto Garças e Alto Araguaia. Ocupou o cargo de juiz eleitoral nas comarcas de Cuiabá, Rosário Oeste, Diamantino, Jaciara e Chapada dos Guimarães, Alto Araguaia e Alto Garças. Na Comarca de Rondonópolis assumiu a Primeira Vara Cível e, em Cuiabá, a Terceira Vara Criminal, seguido da Segunda Vara Cível de Feitos da Fazenda Pública.

Em novembro de 1994, foi promovido a desembargador e em 2002, foi eleito corregedor-geral da Justiça. No desempenho dessa função foi eleito presidente do Colégio de Desembargadores Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil, gestão 2003/2005 e, realizou o XXXIV Encontro Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil (Encoje), em Cuiabá, em maio de 2004.

O vice-presidente Paulo da Cunha, nasceu na cidade paulista de Mendonça, em 31 de agosto de 1949. Bacharelou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na capital paulista, em 1974. Exerceu atividades advocatícias entre os anos de 1975/76, quando militou junto à Comarca de Cáceres. Ingressou no Ministério Público em 1979, passando a atuar na Comarca de Barra do Bugres. Em 1984, assumiu a Comarca de Tangará da Serra e, em 1985, foi promovido para Cuiabá. Assumiu o cargo de Procurador de Justiça e seu ingresso no TJMT data de 19 de novembro de 2002.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel Ornellas de Almeida, nasceu na cidade mato-grossense de Guiratinga, em 18 de julho de 1943. Cursou Direito na Universidade Federal de Mato Grosso, bacharelando-se em julho de 1978. Atuou como advogado e entrou para a carreira da magistratura em novembro de 1983, jurisdicionando como juiz substituto na Comarca de São Félix do Araguaia, onde foi também juiz eleitoral. Atuou também na Comarca de Barra do Garças e, mais tarde, como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, entre 1986 e 1989. Atuou como juiz convocado para substituir na Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça, atuou também com diretor do fórum da Comarca de Cuiabá no período de 94 a 97, 99 a 2000, e ainda como juiz eleitoral nos municípios de Cuiabá, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

Assumiu a função de desembargador em fevereiro de 2000, atuando na Segunda Câmara Criminal. Como membro do Tribunal de Justiça foi presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, membro substituto do TRE-MT, sendo que em abril de 2008 foi eleito para a vice-presidência e corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet