Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

É ilegal financiar movimentos que cometem atos ilícitos, diz Gilmar Mendes

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, disse hoje (25) que quem repassa recursos a entidades que cometem atos ilícitos também está cometendo uma ilegalidade. De acordo com o ministro, há uma lei que proíbe ao governo de passar recursos para entidades que cometem atos ilícitos.


“O financiamento público de movimentos que cometem ilícitos é ilegal, é ilegítimo”, disse. "Dinheiro público pra quem comente ilícito também é uma ilicitude”, acrescentou Mendes.

Mendes falou a imprensa sobre as invasões de terra feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no feriado de carnaval. Os manifestantes invadiram fazendas em Pernambucano e São Paulo. Em Pernambuco, quatro pessoas foram mortas.

Questionado se o repasse de recursos que o Ministério do Desenvolvimento Social faz ao MST é ilegal, ele respondeu que quem deve analisar o caso é o Ministério Público.

Ele afirmou ainda que os movimentos sociais devem ter liberdade para agir, mas devem ter respeito pelo estado de direito. “No estado de direito todos estão submetidos a lei, não há soberanos. Se alguém pode invadir sem autorização judicial ele se torna soberano, logo ele está num quadro de ilicitude”, explicou.

Mendes disse ainda que não acha que o uso da força seja o melhor caminho para resolver a questão das invasões de terra, pois a Justiça tem “toda uma farmacologia para responder” a isso. “Acho que se trata de desmando jurídico e que uma resposta é evidente”. Contudo, ele afirmou que falta uma ação coordenada eficiente da Justiça e do Ministério Público para resolver as recorrentes invasões de terra que vem acontecendo no país, mas ele não citou que tipo de ações poderiam ser feitas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet