Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Mosteiros gregos encantam turistas e desafiam a ciência

Engana-se quem vê a Grécia apenas como uma coleção de ruínas da época de Platão, ou como um amontoado de ilhas repletas de turistas cor de pimentão saídos dos navios de cruzeiro. Longe do litoral, os Mosteiros de Meteora intrigam visitantes do mundo todo com seus mistérios.


Meteora, em grego, significa "rochas suspensas" ou "colunas do céu". O nome já dá uma idéia de como é o lugar: rochas de arenito esculpidas pelo vento e pela água rasgam o horizonte na vertical, alcançando alturas de mais de 500 metros.

Há cerca de mil anos, monges e eremitas buscaram refúgio no alto das gigantescas formações de rocha da Grécia central, a nordeste da planície da Tessália. Dessa migração, resultaram 24 mosteiros medievais, dos quais seis podem ser visitados.

O maior dos mosteiros é o Megalos Meteoros, erguido em meados do século 14 e hoje transformado em museu. A mais acessível das construções é o Agios Stephanos; já para alcançar o Agia Triada o visitante precisa cruzar um vale e seguir pela rocha acima. Completam a lista de construções Varlaam, Agio Nikolaos Anapafsas e Roussanou.

Além da vista de tirar o fôlego, nos mosteiros - ainda habitados - são encontrados manuscritos, coleções de cruzes e outros objetos litúrgicos, todos pertencentes à Igreja Ortodoxa Grega.

Até 1920, quando degraus foram esculpidos nas pedras, o acesso aos refúgios de monges e freiras era extremamente precário, feito por escadas amarradas umas às outras, enquanto redes eram lançadas para receber alimentos e objetos. É justamente esse o mistério que cerca Meteora. Cientistas ainda não conseguem explicar com precisão como conseguiram construir os mosteiros no alto dos picos, já que chegar lá é bem complicado. De acordo com a lenda, o monge pioneiro contou com a ajuda de uma águia para chegar mais perto de Deus. Hoje, basta pegar um ônibus em Kalampaka ou Kastraki.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet