Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Dificuldade na inscrição do Sisu foi provocado por falha em rede, diz MEC

O Ministério da Educação divulgou nota na noite desta sexta-feira em que afirma que a dificuldade encontrada pelos estudantes na inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam a nota do Enem, foi provocada por uma falha técnica na rede do ministério e pela queda da internet.


Congestionamento em site dificulta inscrição; envie relato
Leitores reclamam de congestionamento em site do Sisu
MEC divulga resultado oficial do Enem 2009

"A indisponibilidade do sistema eletrônico Sisu deveu-se a dois fatores: falha técnica no equipamento de rede interna, e queda na conexão de internet do ministério, provida pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e pela Rede Nacional de Pesquisa."

Segundo o ministério, o equipamento danificado já foi substituído e o sistema foi normalizado. Até as 20h30 desta sexta-feira, cerca de 45 mil estudantes já haviam feito a inscrição. O Sisu suporta até 200 mil acessos. Ao todo, são oferecidas 47,9 mil vagas em 51 instituições.

As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (3), sempre das 6h às 23h59, inclusive no final de semana. As vagas que não forem preenchidas nesse período serão oferecidas depois em duas outras rodadas de seleção.

Para se inscrever, o aluno deve optar por curso, instituição e local onde quer estudar e ainda se quer passar pelo processo seletivo por meio de ações afirmativas ou não. Ele poderá mudar sua escolha ao longo de toda a etapa de inscrição.

No início de cada dia desse período, o Sisu informará ao candidato a nota do último concorrente que, naquele momento, seria selecionado para cada curso --ou seja, a "nota de corte". Dessa forma, ao longo dos dias, o estudante poderá ver se tem chance de passar na instituição que quer e eventualmente mudar sua opção.

Por isso, é recomendável que os alunos acompanhem todos os dias o site para saber se continuam aptos a conseguir a vaga. O resultado do primeiro período de inscrição sai no dia 5 de fevereiro e, entre os dias 8 e 12, o estudante deverá fazer a sua matrícula na própria instituição de ensino --só a minoria aceita matrículas a distância.

As vagas que sobrarem serão oferecidas no dia 15, quando recomeça todo o processo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet