Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Mundo

dieta

'Dama de ferro' britânica, Thatcher mantinha forma com 28 ovos por semana

Foto: Reprodução

'Dama de ferro' britânica, Thatcher mantinha forma com 28 ovos por semana
A "dieta secreta" de Margaret Thatcher em 1979, ano em que chegou ao posto de premiê do Reino Unido, incluía uma dose reforçada de ovos, segundo anotações pessoais conservadas pela Universidade de Cambridge e que pela primeira vez vieram a público.


Thatcher, que durante duas semanas seguiu rigorasamente a chamada "dieta da clínica Mayo", comia ovos de manhã, ao meio-dia e, às vezes, até à noite, consumindo um total de 28 ovos por semana, além de salada, espinafres e um pouco de carne.

A dieta, que ela começou a seguir para perder cerca de dez quilos em duas semanas, permitia à primeira-dama tomar uísque, sua bebida preferida, nos dias em que não comesse carne.

Os nutricionistas modernos se disseram horrorizados com um regime que poderia provocar complicações gastrintestinais como flatulências, mau hálito e constipação.

A clínica Mayo, nos Estados Unidos, já repudiou a dieta, batizada fraudulentamente com seu nome.

O nutricionista-chefe da famosa clínica, Donald Hensrud, declarou ao "Times" que ele teria desaconselhado imediatamente esse tipo de dieta à então primeira-ministra.

"É uma dieta baixa em carboidratos e muito restritiva, sem cereais integrais e com poucos derivados dol eite. Quanto mais restritiva é uma dieta, mais problemas para a saúde geral".explica Hensrud.

Documentos

Os documentos liberados neste sábado incluem notas manuscritas, correspondência com líderes como o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e documentos do Partido Trabalhista, então na oposição.

As centenas de páginas que compõem o arquivo permitem mergulhar no que foi o primeiro ano de Thatcher no número 10 de Downing Street.

Anotações que mostram seu ceticismo em relação à integração dentro da Europa, os vazamentos para a imprensa que marcaram a agenda política e cartas particulares de membros do Partido Trabalhista, então muito dividido, nas quais oferecem apoio e conselhos a Thatcher, são outras informações encontradas neste material.

Desde o mês passado, podem ser consultados os documentos oficiais de Thatcher nos arquivos nacionais do Reino Unido. Esta é a primeira vez em que estão à disposição do público tanto os documentos privados como os oficiais de um primeiro-ministro do Reino Unido.

Além disso, a Fundação Margaret Thatcher anunciou sua intenção de digitalizar as milhões de páginas correspondentes à primeira etapa do mandato de Thatcher.

Nunca antes tinham sido divulgados em tão pouco tempo os documentos de um primeiro-ministro do Reino Unido. Além disso, documentos de seu Escritório de Imprensa e sua secretaria pessoal também estão disponíveis para o público.

O biógrafo autorizado de Thatcher, Charles Moore, declarou que esse material é um "recurso maravilhoso" para todas aquelas pessoas interessadas na política recente do país e para pesquisadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet