Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Obama receberá o dalai-lama em 18 de fevereiro na Casa Branca

O presidente norte-americano Barack Obama receberá o dalai-lama, líder espiritual dos tibetanos no exílio, no dia 18 de fevereiro na Casa Branca, anunciou o porta-voz da Presidência Robert Gibbs nesta quinta-feira.


"No dia 18 de fevereiro, o presidente se reunirá com sua santidade, o dalai-lama. O encontro será (...) na Casa Branca", disse Gibbs em uma entrevista coletiva à imprensa.

Anteriormente, havia sido anunciado que o dalai-lama, que vive no exílio desde 1959 em Dharamsala, norte da Índia, viajaria aos EUA para uma visita de dez dias, que começaria por Washington.

Uma reunião entre Obama e o dalai-lama pode comprometer ainda mais as relações entre Pequim e Washington, que já atravessam um momento delicado.

Pequim reagiu à proposta do governo americano na semana passada de vender US$ 6,4 bilhões (cerca de R$ 11,9 bilhões) em armas a Taiwan, a ilha que a China trata como uma Província separatista.

Taiwan e China separaram-se em meio a uma guerra civil em 1949, e a China comunista vê Taiwan como parte do seu território e já ameaçou realizar um ataque se a ilha declarar formalmente sua independência.

A China promete habitualmente colocar Taiwan sob seu controle e tem mais de mil mísseis balísticos direcionados para a ilha, mas o governo americano é obrigado por suas leis a garantir que a ilha seja capaz de responder às ameaças chinesas.

Os EUA deixaram de reconhecer diplomaticamente Taiwan em 1979, mas continuam sendo o maior aliado da ilha.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Ma Zhaoxu, repetiu nesta terça-feira ameaças de Pequim de impor sanções a empresas americanas que vendam armas a Taiwan.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet