Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

RENOVANDO

TJMT entrega centenas de novos computadores a varas e juizados

Entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso destinou nada menos que 966 jogos completos de microcomputadores para varas judiciais, juizados especiais e gabinetes de magistrados do Judiciário Estadual. Mais equipamentos deverão ser entregues também neste mês de fevereiro.

Entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro deste ano, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso destinou nada menos que 966 jogos completos de microcomputadores para varas judiciais, juizados especiais e gabinetes de magistrados do Judiciário Estadual. Mais equipamentos deverão ser entregues também neste mês de fevereiro.


Para atender a mais comarcas do interior, o TJMT aderiu a uma ata de preço para aquisição de 1.100 máquinas que serão repassadas às comarcas de Segunda e Terceira Entrâncias e aos juizados especiais que ainda não tiveram a instalação do Processo Judicial Digital (Projudi). A distribuição dos equipamentos expressa os esforços de executar a política de informatização, voltada para garantir o pleno funcionamento das unidades judiciárias.

A ação está prevista na Meta de número 4 do Planejamento Estratégico que, por sua vez, está em consonância com a política estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça com vista a assegurar maior celeridade processual no âmbito da Justiça Estadual. Os conjuntos distribuídos, inclusive, têm configuração moderna, capaz de assegurar a agilidade necessária aos trabalhos, tais como memória de 4 Gb, HD 320 Gb, gravador de CD/DVD e monitores de 17 polegadas.

Infância e Adolescência – Entre as unidades beneficiadas e que já comemoram os resultados positivos colhidos a partir da instalação dos novos equipamentos estão as duas Varas Especializadas da Infância e Adolescência da Comarca de Cuiabá, que receberam em janeiro 58 novos microcomputadores. “A agilidade nos despachos cresceu cerca de 70% desde que os computadores foram trocados”, consignou a diretora do Foro e titular da Primeira Vara da Infância, juíza Cleuci Terezinha Chagas.

Para a magistrada, além de melhorar as condições de trabalho dos servidores que atuam no local, a atualização dos equipamentos possibilita a oferta de atendimento de qualidade. “Nosso público alvo é dos mais importantes, crianças e adolescentes. Eles necessitam de respostas rápidas e estamos conseguindo isto com mais segurança”, registrou.

Associado à instalação de computadores mais modernos, a vara também recebeu programas para gravação das audiências, cujos depoimentos agora são arquivados em áudio e vídeo, traduzindo mais agilidade na prestação jurisdicional. “Em caso de apelação, os magistrados poderão ver, inclusive, a fisionomia do depoente. Além de ser ecologicamente correto, evitando o uso de papéis”, pontificou a juíza Cleuci Terezinha Chagas.

A Primeira Vara Especializada da Infância e Adolescência de Cuiabá, que tem competência para as ações cíveis, possui atualmente 1.536 processos em tramitação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet