Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Na reta final, grupo de apoio a Tião diz contar com 43 votos no Senado

Aliados do senador Tião Viana (PT-AC) contabilizam o apoio de 43 senadores à candidatura do petista, o que lhe garantiria vitória nas eleições desta segunda-feira. O senador José Sarney (PMDB-AP), que disputa o cargo com o petista, teria pelas contas do grupo pró-Tião o apoio de 38 senadores. A "virada" de Tião ocorreu, segundo os seus aliados, devido à decisão do PSDB de apoiar o seu nome na disputa.


"Estamos realistas, computados 43 votos para a minha candidatura contra 38 do senador Sarney. Chegamos a esses números ouvindo e conversando com cada senador. Somos devedores a sete partidos que declararam apoio à minha candidatura", disse Tião.

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que declarou apoio ao petista, disse esperar que pelo menos quatro ou cinco senadores do PMDB votem em Tião amanhã. "É uma eleição muito difícil, imprevisível, mas acho que a dissidência no PMDB vai ficar entre quatro e cinco votos", afirmou.

Jarbas desistiu de apoiar o candidato do seu partido porque argumenta que os aliados de Sarney, como o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), não devem estar no comando da Casa.

"O Sarney não tem condições de fazer isso [boa gestão] porque o entorno dele é muito ruim. Eu acho que o senador Tião, quando se colocou como candidato, já tinha experiência no episódio que resultou no afastamento do senador Renan. Ele conduziu a Casa de uma maneira muito equilibrada", disse em referência ao período que Tião assumiu a presidência do Senado logo após o afastamento de Renan.

Na opinião de Jarbas, o Senado vai estar dividido independentemente da vitória de Tião ou de Sarney. "Será um Senado dividido, embora não nos interesse agora ter uma Casa dividida", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet