Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Mortos por terremoto de 8,8 graus sobem para 723 no Chile

O governo do Chile aumentou para 723 o número de mortos e para 19 o de desaparecidos após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu parte do país na madrugada do último sábado.


Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), a maior parte das mortes aconteceu na região de Maule, onde um total de 544 pessoas morreu e outras quatro estão desaparecidas. Na região de Bío-Bío, o número de mortos continua em 64.

Na região metropolitana de Santiago, há 38 mortos e cinco desaparecidos. Em O'Higgins, ao sul da capital, são 48 mortos e dois desaparecidos, enquanto em Valparaíso há 16 mortos e oito desaparecidos. Na região de La Araucanía, no sul chileno, há 13 mortos, informou o Onemi.

Além dos mortos, cerca de 500 mil casas foram destruídas, de acordo com a presidente. "Estamos enfrentando uma catástrofe gigantesca, que irá exigir um esforço de recuperação gigantesco", disse Bachelet, após encontro com ministros e militares no palácio La Moneda.

Bachelet, que deve deixar a Presidência em 11 de março, anunciou que o país irá aceitar a ajuda oferecida por vários países. Ontem, o presidente americano, Barack Obama, disse que o Chile é um "amigo próximo" e que os EUA estão "'prontos a ajudar".

Segundo a presidente, o país necessita com urgência de hospitais móveis, plantas de purificação de água e especialistas em análise de danos. Ela também pediu o envio de mais homens para as equipes de resgate e para os esforços de reconstrução após o tremor.

Capital

A capital Santiago, a cerca de 320 quilômetros do epicentro, foi atingida duramente pelo sismo. O aeroporto internacional está fechado por a menos 24 horas uma vez que o terremoto destruiu calçadas e quebrou vidros de portas e janelas.

O metrô da capital foi fechado e os transportes ficaram limitados por causa das centenas de ônibus que ficaram presos devido a uma ponte que foi danificada pelo tremor.

Segundo a polícia, mais de cem pessoas morreram em Concepcion, a maior cidade da área próxima do epicentro, com cerca de 200 mil habitantes. Muitas ruas da cidade ficaram cobertas de escombros, e centenas de detentos escaparam da penitenciária após o tremor.

Em 1960, o Chile foi atingido por um terremoto de magnitude 9,5, um dos mais fortes já registrados. O tremor devastou a cidade de Valdivia, matou 1.655 pessoas e causou um tsunami que atingiu a Ilha da Páscoa, distante 3.700 quilômetros da costa chilena. A onda continuou e chegou ao Havaí, Japão e Filipinas. As ondas que chegaram nas Filipinas demoraram cerca de 24 horas para atingir o país.

O terremoto deste sábado foi sentido em São Paulo e também nas Províncias argentinas de Mendoza e San Juan. Uma série de abalos subsequentes atingiram a região costeira do Chile.

Saques

O toque de recolher e a presença de cerca de 10 mil militares na região de Maule e na cidade de Concepción não foram suficientes para impedir a onda de saques contra lojas e supermercados dois dias depois do terremoto de magnitude 8,8 que matou ao menos 711 pessoas e deixou milhares de prédios danificados.

Segundo a imprensa chilena, 55 pessoas foram presas por violar o toque de recolher, imposto das 21h deste domingo às 6h desta segunda-feira justamente para evitar o roubo não apenas de comida e água, mas de eletrodomésticos e outros bens.

Segundo o jornal on-line "El Mercúrio", vários grupos aproveitaram a madrugada para assaltar moradores do setor de Laguna Redonda, no limite entre Concepción e Talcahuano.

Réplicas

Três novas replicas de mais de 5 graus de magnitude na escala aberta de Richter atingiram na noite deste domingo as regiões do Maule e de Bío-Bío, as duas áreas mais castigadas pelo terremoto da véspera, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Os dois tremores mais potentes, de 5,8 e 5,4 graus, foram registrados às 22h10 e 23h44 respectivamente, a 95 e 30 quilômetros de Talca, na região do Maule. O epicentro do primeiro foi localizado a 35 graus latitude sul e 72,6 graus longitude leste, a 26 quilômetros de profundidade sob o nível do mar. Enquanto o segundo foi localizado a 35,1 graus latitude sul e 71,7 graus longitude leste, a 42,6 quilômetros de profundidade sob o nível do mar.

Um terceiro tremor, de 5,1 graus, foi registrado às 0h07, a 80 quilômetros de Chillan, na região de Bío-Bío. Seu epicentro foi localizado a 36,1 graus latitude sul e 72,7 graus longitude leste, a 40 quilômetros de profundidade sob o nível do mar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet