Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

concorrência

Concurso público da educação mobiliza mais de 31 mil candidatos

O concurso público para 1.278 vagas na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) teve a participação de mais de 31 mil candidatos inscritos. Pela manhã, realizaram as provas os inscritos aos cargos de Técnico em Administração Escolar, Técnico em Desenvolvimento Infantil e professor - licenciaturas em Educação Física, Pedagogia e Artes Habilitação em Música.


À tarde, das 15 às 19 horas, fazem o exame os candidatos aos cargos de Técnico em Nutrição Escolar (Merendeira), Técnico em Manutenção e Infraestrutura: Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico em Manutenção e Infraestrutura: Vigilante.

Segundo o coordenador de Concursos e Exames Vestibulares (CEV) da UFMT, José Eurico Leitão de Almeida, cerca de 1,5 fiscais, além de coordenadores de estabelecimentos e pessoal de apoio, foram mobilizados para garantir a organização e a transparência do processo nos 31 estabelecimentos credenciados onde estão sendo realizadas as provas. Além da UFMT, escolas municipais e estaduais também são locais para a realização do concurso.

Segundo a coordenação do concurso, só podem adentrar os locais de prova os candidatos devidamente identificados com documento, fiscais e coordenadores credenciados pela UFMT.

A organização do evento também reservou um espaço para as lactantes, que poderão sair em horário da realização da prova, acompanhada de um fiscal, para amamentar os filhos. Essas candidatas devem ter feito a solicitação do benefício no ao da inscrição. Outro serviço oferecido foi um plantão, presencial e via telefone, desde sexta-feira (05-03), para orientar e fornecer informações aos candidatos.

O cargo mais concorrido é o de Técnico em Administração Escolar, com 7.877 inscritos para 9 vagas, seguido do Técnico em Manutenção e Infraestrutura: Vigilante, que tem 5.114 concorrentes para 90 vagas.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, os inscritos no concurso superaram a expectativa da prefeitura, mas a instituição que realiza o exame está preparada para atender a demanda de candidatos.

Santos afirmou também que a intenção do executivo municipal é começar a chamar os aprovados no segundo semestre deste ano. “O concurso público valoriza o trabalhador, pois lhe concede garantias, como uma carreira profissional, além do nível de comprometimento desse servidor ser maior”.

Essa condição, na apreensão do prefeito, impactua diretamente na qualidade do ensino ofertado pelo município, pois o concurso seleciona os melhores profissionais que escolherem determinadas carreiras.

Para o secretário municipal de educação, Carlos Carlão Pereira Nascimento, o concurso cumpre a legislação no que se refere ao acesso ao serviço público, além disso, evidencia os candidatos melhores preparados para atuar na rede de ensino da capital. “Esperamos melhorar cada vez mais a educação oferecida a nossas crianças e adolescentes e, para isso, esses profissionais, assim como os que já atuam hoje na rede, terão qualificação permanente, garantindo a continuidade do trabalho desenvolvido por eles”, explicou. As informações acima são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet