Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

exame da OAB

PF acredita no envolvimento de funcionário em fraude

Foto: Reprodução

PF acredita no envolvimento de funcionário em fraude
A fraude e vazamento do exame da segunda etapa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram comprovadas e a Polícia Federal trabalha com a hipótese de que um funcionário do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão responsável pela elaboração da prova, tenha retirado o exame e feito cópias. A informação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábile.


A segunda fase do exame foi anulada neste domingo após decisão do colégio de presidentes da Ordem, da qual Stábile participou e acabou defendendo o cancelamento das provas. O presidente da seccional de Mato Grosso, a princípio, era contrário a invalidação, pois a informação era apenas de suspeita de fraude, porém pessoas já foram presas e a quebra do sigilo das provas foi quebrada.

“Inicialmente, eu não conhecia as provas e a comprovação das fraudes e pensava apenas em uma anulação parcial na prova de penal, mas passamos o dia debatendo a fraude que está comprovada. Houve o vazamento e não há como anular apenas parcialmente porque esses candidatos ficariam com as inscrições sob judice”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto.

Segundo Stábile, as provas devem ter vazado ao menos uma semana antes da realização das provas, pois o candidato encontrado com uma cópia da prova teve tempo de levar em uma gráfica. Além disso, não tem como garantir que o vazamento não ocorreu em outros estados devido a velocidade com que as informações são transmitidas nos dias atuais.

De acordo com as denúncias, um candidato teria tido acesso à prova antes de sua aplicação. O vazamento teria sido da prova prática de Direito Penal. O exame foi aplicado de forma unificada em todo o país. No total, 18,7 mil candidatos fizeram as provas em 155 locais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet