Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Início do ano letivo em Cuiabá inclui adesão ao movimento ''Todos pela Educação''

Uma platéia composta por dois mil educadores da rede pública municipal prestigiou na tarde de ontem (06-02), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a adesão do município de Cuiabá ao movimento “Todos pela Educação”. O termo de compromisso foi assinado pelo prefeito da Capital, Wilson Santos, pelo secretário municipal de Educação, Carlos Carlão do Nascimento e pelo presidente-executivo do movimento, Mozart Neves Ramos.



Iniciado a partir da união de esforços entre representantes da sociedade civil, iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos, o movimento “Todos pela Educação” estabelece metas para os próximos 13 anos. O objetivo é assegurar a qualidade da Educação Básica para todas as crianças e jovens, até a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022.


Como alternativa para elevar a qualidade do Ensino Fundamental no país, cinco metas principais foram propostas pelo movimento. São elas: assegurar a plena alfabetização dos alunos até os oito anos de idade; garantir o acesso à escola para toda criança e jovem com idade entre quatro e 17 anos; oferecer a todos os alunos aprendizado adequado a sua série; ampliar e gerir satisfatoriamente os investimentos em Educação e garantir que os alunos concluam o Ensino Médio até os 19 anos.


Em Cuiabá, documento semelhante foi produzido com a participação de professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, pais e alunos. O Plano Decenal de Educação estabelece metas para os próximos dez anos e foi enviado ao Legislativo municipal para apreciação, no ano passado.


Para o prefeito Wilson Santos, assegurar uma educação democrática e com qualidade pode mudar o destino não apenas de cada cidadão, mas de uma nação. Na ocasião, comentou a trajetória do atual presidente norte-americano. “Barack Hussein Obama é filho da Educação”, afirmou. Diante dos educadores, fez um alerta: “o patrimônio do país está sentado à sua frente, na sala de aula, professor.”


O secretário de Educação, Carlos Carlão do Nascimento observa que dentre as cinco metas propostas pelo movimento “Todos pela Educação”, quatro integram a política educacional do município. Para assegurar o cumprimento das metas reelaboradas durante a Semana Pedagógica - em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (SME) - os gestores escolares irão se responsabilizar por meio de um contrato de gestão. O bom desempenho das unidades escolares será recompensado com o pagamento de 15 salários a todos os funcionários. Essa ação caracteriza o Prêmio Gestão, um dos projetos da política educacional da SME.


“Nosso maior desafio é melhorar a qualidade da Educação e nossa meta é elevar Cuiabá à condição de uma das cinco melhores capitais brasileiras na área educacional”, afirmou o secretário. Para isso, medidas como ampliação na oferta de vagas em todas as modalidades de ensino - especialmente na Educação Infantil - investimentos em infra-estrutura, formação continuada, fortalecimento da política salarial e pedagógica, tem sido cumpridas a cada ano, segundo Carlão Nascimento.


Essas ações têm assegurado melhores resultados na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como é o caso da escola municipal Moacyr Gratidiano, situada no Parque Ohara. Para a professora Janete Furtado, a expectativa é elevar a média – estimada em 4,8 no ano anterior - na avaliação deste ano.

“A criança normalmente permanece na escola desde as séries iniciais, então é possível desenvolver um trabalho cuidadoso, pensando no desenvolvimento do aluno”, pondera.

Desafios e Estratégias – Para o presidente-executivo do “Todos pela Educação”, Mozart Neves Ramos, algumas estratégias simples podem contribuir com a melhoria do aprendizado dos alunos. Conhecer a realidade em que vive cada criança é uma delas. Sensibilizar e envolver a família no processo de ensino-aprendizagem, também. “Todos são responsáveis pela educação das crianças”, opinou. Segundo ele, é preciso construir e assegurar coletivamente o cumprimento de metas por uma educação de qualidade e com qualificação para o mercado de trabalho. Para Neves Ramos, é necessário articular responsabilidades de forma organizada, por meio de parcerias com as diversas instituições, para que todos estejam comprometidos com o processo educativo. “A situação econômica não é o maior problema do Brasil”, avalia Mozart Neves Ramos. “O grande desafio do país é a Educação”, conclui.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet