Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

natureza

Prefeitura investe na educação ambiental para estudantes

Prefeitura investe na educação ambiental para estudantes
Fruto de discussões entre grupos de profissionais das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Esportes e Lazer, Saúde e Turismo, parceiros e colaboradores, o projeto “Escolas Sustentáveis: brincando e aprendendo com a natureza” tem por objetivo principal promover uma cultura preservacionista e sustentável em Rondonópolis, por meio da Educação Ambiental, principalmente nas crianças e nos jovens.


Quanto a previsão para começar a receber os alunos no Vale Encantado - localizado na Gleba Rio Vermelho, a prefeitura pretende dar início aos trabalhos já no mês de agosto. A princípio o empreendimento será realizado somente neste local, que fica distante 20 quilômetros do centro da cidade.

Mas segundo o secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, futuramente a iniciativa será ampliada para outras áreas, sofrendo adequações conforme a necessidade. “Não temos dúvida de que iremos estendê-lo a outros pontos”, declarou Lindomar.

A gerente do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Patrícia Karina Barbosa Araújo, explicou que muitas escolas contam apenas com a área verde do Bosque Municipal Izabel Dias Goulart – Horto Florestal - para atividades de recreação e de educação ambiental. “Encontramos no Vale Encantado uma outra opção para as escolas desenvolverem atividades relacionadas ao meio ambiente, num lugar com opções diversas”, destacou Patrícia.

Mais uma vez o secretário Lindomar ressaltou a importância da interação entre os jovens e a natureza. “O contato direto com a natureza reforça o conhecimento adquirido em sala de aula e aumenta a percepção do aluno em relação à diversidade de vida, cores, sons, espaços e movimentos existentes em um ambiente natural. Esta experiência estimula a curiosidade e o interesse facilitando o processo de aprendizagem”.

VALE ENCANTANDO – A escolha do local se deve a região possuir uma beleza cênica que encanta todos que a visitam. A ampla área verde, com cachoeiras, nascentes, mata ciliar e uma bela paisagem capaz de proporcionar momentos de vivência com o ambiente natural, além da proximidade com a cidade, o que facilita a logística de transporte, foram cruciais para a escolha do vale. No entanto vale lembrar novamente que este é só o primeiro passo do projeto, e que a iniciativa será levada a outros pontos.

PARCEIROS – Além das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Turismo, a prefeitura contará com a colaboração da Assembleia Legislativa, do Batalhão do Corpo de Bombeiros, dos Departamentos de Geografia e Biologia da Universidade Federal
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet