Olhar Direto

Domingo, 02 de junho de 2024

Notícias | Política MT

'cartas marcadas'

Preso último envolvido em esquema de cartas de crédito

O último mandado de prisão da operação ‘Cartas Marcadas’, deflagrada pela Delegacia Fazendária (Defaz), foi cumprido na tarde desta sexta-feira (14). José Constantino Chocair Junior apresentou-se à Polícia Civil hoje. Ele é funcionário do advogado Ocimar Carneiro de Campos (preso em Ribeirão Preto - SP), que é concunhado do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD).


Ao todo foram expedidos seis mandados de prisão contra os suspeitos de participar de um suposto esquema de emissão irregular de cartas de crédito por setores do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Fazenda (Sefaz). A função de cada suspeito não foi especificada pela Polícia Civil, pois o desembargador Pedro Sakamoto determinou sigilo das investigações.

As informações repassadas pela polícia são de que nesta sexta-feira apenas o advogado Enelson Alessandro Nonato prestou depoimento. Os suspeitos continuam detidos mesmo depois de participarem das oitivas, pois os mandados determinam  que todos cumpram prisão temporária de cinco dias.

O esquema desmantelado pela Defaz fraudava cartas de crédito emitidas pelo Governo. Tudo começou com um acordo firmado em 2008 entre o Executivo estadual e 290 servidores, todos agentes de administração fazendária (AAF’s). O Estado precisava pagar aos servidores uma dívida cujo total atingia R$ 380 milhões. Para isso, concordou em emitir duas cartas de crédito para cada servidor.

Entretanto, além das cartas emitidas para o pagamento do valor integral da dívida, foram emitidas cartas a mais – estas, fraudulentas – e com valores variados. O valor que as cartas fraudadas somava era de aproximadamente R$ 253 milhões, informou a Defaz.

O grupo que articulava o esquema é formado por servidores e advogados, acusados da prática de crimes contra a administração pública, estelionato, fraude processual, peculato, corrupção e formação de quadrilha. A principal fraude teria ocorrido no pagamento de certidões de cartas de crédito a um grupo de agentes fazendários.

Foram presos:

Antônio Pereira Leite, contador - preso
Enildo Silva Martins, servidor da Sefaz - preso
Ocimar Carneiro de Campos, advogado em Ribeirão Preto-SP - preso
Enelson Alessandro Nonato, advogado - apresentou-se
João Vicente Picorelli, ex-presidente do Sindicato dos AAF’s
José Constantino, funcionário do advogado Ocimar
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet