Olhar Direto

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Política BR

eleições 2014

TSE nega registro a partido de Marina Silva; Gilmar Mendes foi único a votar a favor do Rede

Foto: Reprodução

Marina Silva entrou com pedido de registro da Rede no TSE, mas não levou

Marina Silva entrou com pedido de registro da Rede no TSE, mas não levou

O ministro Gilmar Mendes foi o único dos sete magistrados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a votar a favor da criação do Rede Solidariedade, o partido que a ex-ministra Marina Silva idealizou mas não conseguiu tirar do papel.


O resultado foi decretado na noite desta quinta-feira (3.10). Por seis votos a um, o TSE decidiu não conceder registro ao partido por falta de assinaturas de apoio necessárias para a criação da legenda. Com isso, o Rede não poderá participar das eleições de 2014.

Leia mais:
Marina Silva acusa cartórios de rigor anormal na criação da Rede
Gilmar Mendes diz que TSE precisa considerar “com seriedade” argumentos da Rede

Votaram contra o partido os ministros Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia.

Segundo o TSE, Marina comprovou apoio de 442 mil eleitores em assinaturas validadas pelos cartórios eleitorais, mas a lei exige 492 mil, o equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições.

Após o julgamento, ainda no plenário do TSE, Marina Silva se dirigiu aos apoiadores da Rede: "Ainda somos um partido. Não temos registro, mas temos o mais importante: temos ética. Vamos ficar mais fortes", afirmou Marina, que deve decidir nesta sexta eventual recurso contra a decisão do TSE e anunciar se vai se candidatar por outra legenda em 2014.

O tribunal converteu o pedido de criação da legenda em "diligência", o que permite que Marina apresente mais assinaturas. No entanto, como o prazo para concessão de registro termina no sábado (5.10) e até lá não haverá nova sessão da Corte eleitoral, o partido não poderá participar da disputa de 2014.

O resultado pode ser contabilizado como uma grande vitória para a presidente Dilma Rousseff (PT) já que Marina Silva, mesmo sem o registro do partido, desponta em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto e é considerada uma adversária capaz de ameaçar o império petista. (Com informações do G1)

Atualizada às 22h58

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet