Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Plano assistencial

Deputado defende servidor no controle da gestão do MT Saúde

Caso o governador Silval Barbosa (PMDB) não consiga encontrar uma empresa de envergadura apta para gerir o plano de assistência médica dos servidores estaduais, o MT Saúde, o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) defende a instalação de um modelo em que a gestão fique sob a tutela dos próprios usuários.


“Eu não consigo entender que um servidor que paga 70% da receita do plano não está na tutela, não está na responsabilidade de acompanhar essa parte financeira, esse gerenciamento [do plano assistencial]”, apontou Guimarães. A falta de controle nas contas do MT Saúde é um dos principais fatores responsáveis pela atual crise no plano, que acumula dívidas e controvérsias sobre sua contabilidade, especialmente no que diz respeito a faturamento e cobrança de serviços médicos prestados.

Wallace defendeu a idéia de participação efetiva dos servidores no controle durante reunião da última quinta-feira (01) entre Silval e deputados da comissão de saúde da Assembléia Legislativa (AL), na qual foram discutidas soluções para a crise evidente hoje no plano assistencial. Na ocasião, o governo anunciou o estudo do caso por parte da comissão de deputados para conseguir lançar em breve uma licitação que contrate uma empresa que toque a gestão do MT Saúde.

“Eu particularmente tenho defendido que, caso não haja essa empresa, como o servidor é o que paga 70% da receita do plano, claro que ele tem que assumir o plano de saúde. E digo mais, o governador entende também desta forma: que primeiro se busque uma empresa de âmbito nacional, uma empresa com competência, eficiência, que está no mercado há muito tempo. Se não houver esse entendimento, o governador também não é contra que se passe o plano para ser administrado por aquela pessoa que investe praticamente 70% do aporte de recursos, que são os servidores”, explicou o deputado.

Como exemplo de modelo com controle por parte dos servidores, Wallace mencionou os conselhos de administração da Unimed, que repassam para terceiros – no caso, especialistas – setores da gestão em que são necessários conhecimentos técnicos.

Leia também:


Servidores cobram CPI para apurar malversação de verbas do MT Saúde
MPE notifica Estado para não renovar contrato com empresas gestoras do MT Saúde
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet