Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Mantida decisão de Juízo para empresa devolver trator

A Global Máquinas e Insumos Agrícolas LTDA impetrou recurso na tentativa de reverter decisão do Juízo da Comarca de Sapezal que a obrigou a devolver trator ao cliente agravado sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A empresa não conseguiu comprovar que o bem havia sido utilizado como pagamento de dívida, conforme alegado. O recurso foi indeferido pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Agravo de Instrumento com pedido de liminar no 19033/2009), sob a relatoria do desembargador Antônio Bitar Filho, com voto unânime dos desembargadores Donato Fortunato Ojeda e Maria Helena Gargaglione Povoas.


O agravante alegou que o agravado teria agido de má-fé, porque o trator foi objeto de dação em pagamento a ela, credora no negócio jurídico celebrado em 9/9/2007, através do instrumento particular de contrato de confissão de dívida, dação em pagamento e outras avenças. Ao final, requereu o deferimento do recurso para ficar com a posse do trator. O desembargador Antônio Bitar Filho destacou que a ação reivindicatória é própria daquele que tem o domínio e não a posse, conforme artigo 1.228 do Código Civil, que estabelece os direitos do proprietário, como usar e dispor do bem, bem como reavê-lo. Com isso o magistrado concluiu que o agravado provou ser proprietário do trator.

Relatou o desembargador que apesar de a agravante alegar que o agravado estaria agindo de má-fé, o trator reivindicado foi objeto de dação em pagamento, como forma de quitação de dívida através de contrato. Por esse motivo, não haveria como acolher o pedido da empresa nesta fase processual. O magistrado alertou que a tese defendida pela agravante de que o agravado agiu de má-fé, inserindo no contrato de confissão de dívida, informações erradas sobre o trator, como modelo, ano, n° de série e chassi, terá de ser analisada pelo magistrado da comarca, através de provas na instrução processual, não sendo possível sua análise por meio de recurso agravo de instrumento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet