Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Mediação do MP

Servidores de Rondonópolis retornam ao trabalho segunda

Em assembléia realizada na manhã desta quinta-feira (24) na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Rondonópolis (Sispmur), o funcionalismo público do município decidiu suspender aa greve iniciada no dia 31 de maio. A partir de segunda-feira (28), os funcionários voltam ao trabalho nas repartições publicas municipais. A decisão foi tomada após a categoria aceitar a proposta do promotor de Justiça Ari Madeira, da Promotoria de Defesa da Cidadania e do Consumidor, de intermediar uma conversação entre prefeitura, servidores e vereadores.


O estado de greve deve continuar, segundo informou o presidente do Sispmur, Rubens Paulo. Enquanto isso, o Ministério Público vai intervir na tentativa de encontrar uma solução para ambos as partes. De acordo com Ari Madeira, essa forma de negociação não é competência do MP, entretanto, as conseqüências sentidas pela paralisação, como a falta de serviços públicos, acabam preocupando o órgão. “O Ministério Público não está propondo uma solução, mas não é proibido facilitar de alguma forma”, declarou.

Conforme o promotor de Justiça, a mediação tem o prazo de 90 dias para ser concluída. Durante esse período, o presidente do Sindicato informou que a categoria continua em estado de greve e buscando negociar com o prefeito José Carlos do Pátio. “Como temos oportunidade de negociar em trabalho, então voltaremos e a greve está apenas suspensa. Mas podemos voltar mais para frente caso não haja andamento nas negociações. Mas acreditamos que agora, com o Ministério Público, tudo vai caminhar”, afirmou Rubens.

O funcionalismo público reivindica 16% de aumento salarial, parcelado em duas vezes, sendo 8% neste ano e o restante em 2011. O prefeito José Carlos do Pátio ofereceu 2% de aumento para julho e na última proposta à categoria, o vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, do PMDB, propôs mais 1% para novembro. A sugestão foi acatada pelo prefeito, além da garantia de reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em janeiro e voltar a negociar mais aumento no início do próximo ano. A categoria rejeitou a contra proposta do governo.

Destrancamento da pauta

O servidor informou ainda que irá enviar um ofício à Câmara Municipal de Vereadores para oficializar a decisão da categoria e nesse sentido, fazer com que a pauta de votações dos projetos de lei seja destrancada, após quatro sessões paralisada. O representante dos servidores explicou que no documento também irá solicitar aos parlamentares que não votem projetos que, porventura, possam ferir os direitos dos servidores.

Nesta sexta-feira, a Câmara Municipal deve realizar uma sessão extraordinária com início pela manhã, antes do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, que começa às 10h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet