Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AMM defende autonomia econômica para criação de municípios

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, defendeu a realização de um estudo de viabilidade econômica para a criação de novos municípios no estado. Meraldo informou que distritos de Mato Grosso querem se tornar municípios, mas é preciso que se faça um levantamento por região. “Não adianta ter um município com problema e criar outro vizinho. Temos que saber o que vai impactar nas cidades atuais”, observou. Ele lembrou que 54% dos municípios têm problemas econômicos, notadamente na região da Baixada Cuiabana.


Na avaliação do presidente da AMM, a população deve saber qual a estrutura mínima para se criar e desmembrar uma localidade. Meraldo citou como exemplo Acorizal, que tem 70 anos de emancipação política, mas era um distrito muito antigo. O município começou a se desenvolver há pouco tempo.

Segundo ele, o governo federal tem que rever essa situação. A Assembleia Legislativa já criou uma comissão para fazer um estudo e a AMM vai participar. “Vamos oferecer o corpo técnico para ajudar nesse estudo que será feito em diversas regiões do Estado. Estaremos juntos no levantamento de dados e também para orientar os gestores”, assegurou.

Mato Grosso reflete uma realidade econômica diferenciada por cada região. Segundo ele, há municípios com a economia exaurida, com sérios problemas estruturais e outros com riqueza acumulada.

Os distritos mato-grossenses que aguardam a emancipação são: Salto da Alegria (Paranatinga), Capão Verde (Alto Paraguai), Nova Fronteira (Tabaporã), Nova Floresta (Porto Alegre do Norte), Guariba (Colniza), Nova União (Cotriguaçu), Santa Clara do Monte Cristo (Vila bela), Rio Xingu (Querência), União do Norte (Peixoto de Azevedo), Espigão do Leste (São Félix do Araguaia), Novo Paraíso (Ribeirão Cascalheira), Paranorte (Juara), Boa Esperança do Norte (Nova Ubiratã), Cardoso do Oeste (Porto Esperidião), Santo Antônio da Fontoura (São José do Xingu), Ouro Branco do Sul (Itiquira), Conselvam (Aripuanã), Japuranã (Nova Bandeirantes), Veranópolis (Confresa) e Brianorte (Nova Maringá).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet