Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

divergências

Líder do PR critica Silval por abandonar Rondonópolis

O governador Silval Barbosa foi alvo de críticas dos vereadores de oposição ao prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira, Zé do Pátio, pelo fato de o chefe do executivo estadual ter abandonado o município devido às divergências políticas, embora ambos sejam do PMDB.


Em 2008, sob forte pressão do Palácio Paiaguás, Silval apoiou a candidatura de Adilton Sachetti, ex-prefeito, que buscava a reeleição pelo PR. No ano passado, Pátio deu o troco e esteve ao lado do candidato derrotado na corrida pelo Paiaguás pelo PSDB, Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá.

“O governador não nos atende e esquece que 11 vereadores o apoiaram nas eleições”, cobrou o líder do PR na Câmara de Vereadores, Olímpio Alvis. Os demais parlamentares concordaram e ergueram coro contra a omissão do Estado com o município. O PR de Blairo Maggi é partido da base aliada de Silval.

As relações estremecidas são percebidas em eventos públicos. A falta do governador ou de um secretário de Estado foi sentida durante a inauguração das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Municipal.

Se por um lado faltou a presença do primeiro escalão da administração estadual, parlamentares com base eleitoral no município como Wellington Fagundes (deputado federal), Nininho e Jota Barreto (deputados estaduais), todos do PR, marcam presença.

Mesmo em construção de residenciais populares, onde é comum ter recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), em Rondonópolis as parcerias são celebradas diretamente com a União.

PSD x PMDB x Pátio

Três vereadores do PR de Rondonópolis, Milton Mutum, Mohamed Zaher, Hélio Roberto Pichioni vão deixar a sigla para se filiar ao PSD, partido que nasce com musculatura em todo Estado.

A intenção deles é alçar vôos maiores, já que no PR já tem o deputado federal Wellington Fagundes e os deputados estaduais Nininho, Sebastião Rezende e Jota Barreto, todos com base eleitoral no município.

“No meu caso não tenho muitas perspectivas dentro do PR. Político precisa ser ambicioso e tenho garantias do deputado Riva de lançar candidaturas em 2014”, disse Mutum, que preside a comissão provisória do partido.

Sobre a possibilidade de Pátio ingressar na sigla, ele disse que está descartada a hipótese. “Não acredito nisso, ele é candidato do PMDB”. Por outro lado, o prefeito desconversa quando toca no assunto. “O Riva é um grande companheiro, sempre foi”, diz evasivo.

O problema é que nem o PMDB quer o prefeito como candidato. Pelo menos esta é a vontade do vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, Fulô, do mesmo partido de Zé do Pátio. “Para o bem dele, não deveria sair candidato. Eu não terei essa coragem empunhar essa bandeira”.

O prefeito sofre rejeição em Rondonópolis e ninguém quer associar a imagem à dele.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet