Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SISTEMA PRISIONAL

Wellington vai propor emenda para construção de mais presídios

O coordenador da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional, deputado Wellington Fagundes (PR/MT), vai propor a apresentação de uma emenda de bancada para construção de novos presídios em Mato Grosso. A idéia do parlamentar é começar uma articulação com os deputados e senadores para garantir no Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano os recursos suficientes.


O momento, segundo ele, é oportuno em razão do lançamento por parte do governo federal do Plano Nacional de Segurança nas Fronteiras, apresentado oficialmente na última quarta-feira (8/6), em Brasília. “Vamos apresentar emendas de bancada e garantir recursos federal no orçamento para construção de presídios e para aquisição de tecnologia na área prisional”, afirmou.

O primeiro passo para tirar do papel o plano de segurança nas fronteiras e aumentar a oferta de vagas no sistema prosional do Estado será dado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que anunciou ontem que visitará a região de fronteira com a Bolívia, em Mato Grosso para conhecer de perto os desafios de se combater a entrada de armas e drogas no país.

A decisão de visitar o Estado aconteceu após o ministro receber das mãos deputados Walter Rabelo e Luizinho Magalhães , ambos do Partido Progressista (PP), um relatório produzido pela Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O documento traça um panorama da situação de violência na região, o número de mortes, o tráfico de drogas e a situação do sistema prisional.

Segundo informou o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, ao Olhar Direto, o sistema carcerário do Estado está estrangulado, com cerca de 12 mil reeducandos e detentos provisórios em 56 unidades prisionais onde só caberiam cinco mil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet