Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Juizado Especial no Aeroporto Marechal Rondon é prioridade na parceria da Agecopa com o TJ

Mais que investir nas obras de infraestrutura, turismo, mobilidade e logística, os preparativos para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 exige do poder público um preparo das instituições para atender a demanda que será gerada com o aumento de visitantes no Estado. O presidente da Agecopa, Eder Moraes, recebeu nessa sexta-feira (14.07) a visita do corregedor Geral de Justiça de Mato Grosso, desembargador Márcio Vidal, que propôs parceria para criar mecanismos e atender as necessidades específicas do Mundial. A criação imediata do Juizado Especial do Turista, a ser instalado no Aeroporto Marechal Rondon, e a mediação e celeridade nos processos de desapropriações são pontos iniciais dessa parceria.


"É imprescindível o trabalho conjunto dos órgãos de Segurança com a Justiça e nós temos um grande planejamento na área de segurança", disse o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

Para formalizar e definir as medidas necessárias, um grupo de trabalho formado por juízes auxiliares da Corregedoria do TJ, coordenadores da Agecopa e o secretário-extraordinário de Apoio Institucional às Ações da Agecopa e do PAC, Djalma Sabo Mendes, se reuniu, na sede do TJ, na tarde de sexta-feira com o corregedor de Justiça Márcio Vidal. Um Termo de Cooperação foi formalizado e é avaliado pelo Poder Judiciário. "Um Estado como Mato Grosso com tamanha beleza natural tem que fazer jus e ter instituições preparadas para receber os turistas e deixar uma boa imagem", comentou o desembargador.

O coordenador geral Maurício Ferraz e o coordenador de Segurança da Agecopa, José Lindomar da Costa, ficaram responsáveis por agilizar trâmites burocráticos junto a Infraero para a instalação imediata do Juizado Especial do Turista ou do Aeroporto, que funcionará 24 horas e atenderá casos envolvendo Direito do Consumidor, exploração sexual infanto juvenil, entre outros. Há a proposta de um segundo Juizado especial na Arena Pantanal e treinamento para juízes e servidores que irão atuar nas questões específicas do Mundial. Estão previstos cursos de línguas e Direito Internacional.

A preocupação é com a segurança dos turistas, fluxo de pessoas no aeroporto e rodoviária, falsificação de ingressos, pirataria e tráfico de drogas. José Lindomar da Costa falou de alguns dos projetos já em andamento na Agecopa, como a criação de um batalhão e delegacias especiais para atender o turista, a cavalaria, delegacias em Poconé, Chapada dos Guimarães e dos centros de comando de controle. Lindomar convidou o corregedor geral de Justiça para que faça parte do comitê de crises, que será instalado em um dos centros de comando.

DESAPROPRIAÇÕES

O Governo do Estado criou uma secretaria-extraordinária para tratar com cuidado a questão das desapropriações, proporcionando um melhor atendimento à população e também mais agilidade aos processos. O estudo das áreas que serão desapropriadas e os laudos de avaliação dos imóveis estão em andamento. Começa a partir de agora as negociações com os proprietários e o Tribunal de Justiça se ofereceu para fazer a mediação. Existe no TJ um núcleo de conciliadores que poderá acompanhar e auxiliar na resolução de possíveis conflitos. A juíza Selma Rosane, membro do grupo de trabalho, explicou que os casos poderão envolver ações de cartórios extrajudiciais e de juizo. Essa será um das prioridades na parceria do TJ com Agecopa.

O secretário Djalma Sabo informou que existem obras prontas para começar e que dependem apenas do desenrolar dos casos de desapropriações. O corregedor do Tribunal de Justiça disse que vai solicitar aos juízes celeridade nos processos referentes às obras da Copa. O TJ aguarda agora um relatório do Governo do Estado com dados e números relativos às desapropriações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet