Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

frentes

Assembleia e Câmara se unem no debate sobre Agropecuária

Foto: Assessoria

Reunião das Frentes Parlamentares da Agropecuária da Câmara dos Deputados

Reunião das Frentes Parlamentares da Agropecuária da Câmara dos Deputados

As Frentes Parlamentares da Agropecuária da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso vão trabalhar em conjunto a partir de agora. O deputado estadual Zeca Viana (PDT), que preside o projeto criado recentemente no âmbito da AL, participou nesta terça-feira (27) da reunião semanal da frente em Brasília, onde o compromisso foi firmado. A reunião foi presidida pelo deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) e tem como vice-presidente o deputado mato-grossense Homero Pereira (PR-MT).


A Frente federal é reconhecida pelos produtores rurais e entidades organizadas como representante do setor produtivo. Atualmente, 238 deputados federais e 14 senadores integram a FPA. Na reunião desta terça-feira, 24 deputados estavam presentes à reunião, entre eles os mato-grosseses Nilson Leitão e Neri Geller.

“Por ser um dos maiores estados produtores, todos os assuntos relacionados à agricultura brasileira passa por Mato Grosso. Por isso, a nossa intenção é trabalhar em conjunto com a FPA”, afirmou Viana, durante a reunião. Segundo o deputado, o objetivo comum das duas frentes é defender os interesses de um importante sustentáculo da economia brasileira, que é o segmento rural. "Produtores rurais, sejam eles grandes ou pequenos, geram boa parte do PIB brasileiro e, portanto, devem ser ouvidos em todas as esferas políticas", disse Viana.

Para o deputado federal Homero Pereira, já há alguns temas em discussão no Congresso Nacional que devem virar pauta de discussão na Frente Parlamentar criada na AL. "Uma vez que aprovarmos o Código Florestal aqui em Brasília, por exemplo, os deputados estaduais devem aprovar um Plano de Regularização Ambiental em Mato Grosso", afirmou. De acordo com Homero, hoje um dos grandes entraves à produção agropecuária brasileira é a questão ambiental, uma vez que ela deixa os produtores rurais sem o mínimo de segurança jurídica para produzir.

A carência de logística, a questão fundiária e o endividamento agrícola, segundo Homero, também são temas que vão precisar de soluções articuladas entre as Frentes federal e estadual. "Fiquei feliz de saber da criação da Frente da Agropecuária na Assembleia Legislativa e também por ela estar nas mãos do deputado Zeca Viana, que é produtor rural e conhece os problemas e as soluções do setor".

Para o deputado Moreira Mendes, a iniciativa da criação da Frente Parlamentar em Mato Grosso é "simplesmente extraordinária". "É da base que vêm as reivindicações que acabam se transformando em leis e ações efetivas aqui em Brasília", diz ele. "Acho inclusive que outros estados deveriam seguir o exemplo de Mato Grosso". Para ele, a falta de ter uma voz ativa acaba deixando o setor rural refém de iniciativas que prejudicam sobremaneira a economia brasileira - como a que pretende aumentar as áreas indígenas, "privilegiando uma parcela ínfima da população em detrimento da maioria", afirmou.

As informações são da assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet