Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Fim da novela

Deputados sacramentam Secopa com 50 cargos e 'enterram' Agecopa

Deputados sacramentam Secopa com 50 cargos e 'enterram' Agecopa
A Assembleia Legislativa aprovou em definitivo, na manhã desta quinta-feira (29), em duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, duas mensagens do Poder Executivo, sendo uma que extingue a Agência Executora das Obras da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa) e outra que cria a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa).


Com a aprovação da Secopa, a Agecopa deixa de existir e dá lugar à uma secretaria de administração direta, com 50 cargos. Os demais serão remanejados de outras pastas. Pelo projeto, a Secopa será extinta no dia 31 de dezembro de 2014 e depois a responsabilidade de contratos pendentes será assumida pela Secretaria de Administração.

Como a Agecopa foi extinta, todos os cargos e seus antigos diretores passam não valer mais. Agora os ex-dirigentes da autarquia terão o prazo de 90 dias para prestar contas e fazer um balanço financeiro do órgão. Com a criação da Secopa, todos os recursos da agência são repassado automaticamente destinados para a nova pasta.

Durante a sessão, o deputado Percival Muniz (PPS) chegou a fazer um discurso 'apimentado e bem crítico, de despedida para Agecopa', com direito à citação alusiva a uma de música de Noel Rosa. Em todo momento se referiu à extinta Agência como um 'erro'.

“Hoje está morrendo a Agecopa. Morre o que nunca deveria ter nascido. A Agecopa foi concebida com uma visão arrogante e sem democracia. Ela morre, porque a democracia é isso. O legado que ela deixa é incompetência, corrupção, brigas, morosidade e empreguismo. Que esse erro nos sirva de lição e exemplo”, discursou.

Logo depois de deixar a tribuna, Percival foi surpreendido com um comentário do deputado Mauro Savi (PR), que, em complemento à fala do colega, lembrou que a Agecopa foi um erro que o próprio Percival ajudou a criar.

“Só para registro deputado, consta dos anais da Assembleia que senhor votou a favor da criação da Agecopa”, alfinetou Savi, que na época da criação da autarquia era o líder do governo na AL.

Leia também:

Deputados aprovam extinção da Agecopa e já criam nova secretaria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet