Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Educação

Zumbi dos Palmares

Com sobra na UFMT, alunos no cursinho gratuito aumentam

Foto: Matusalém Teixeira/Assessoria

Cerca de 250 alunos já conseguiram ingressar em universidade pública por meio do cursinho preparatório

Cerca de 250 alunos já conseguiram ingressar em universidade pública por meio do cursinho preparatório

O dia 31 de outubro é decisivo aos alunos afro descendentes (brancos com ancestrais negros) e afro brasileiros (descendentes de africanos e indígenas) de baixa renda. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deve votar a implantação das sobrevagas de forma gradativa dentro dos próximos cinco anos.


O professor pós doutor do campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Flávio Antônio da Silva Nascimento, integrante do Movimento Negro de Rondonópolis (MNR) e um dos fundadores do cursinho gratuito Zumbi dos Palmares, que funciona no município, disse que a tendência é pelo crescimento de alunos nas aulas do pré-vestibular, caso os negros, indígenas e brancos pobres tenham assegurado 30% de vagas a mais para cada curso ofertado pela UFMT.

“O público do cursinho é formado por afro descendentes e afro brasileiros, justamente as pessoas que devem ser beneficiadas com as sobrevagas. Aqui, só tem direito a participar das aulas pessoas com renda familiar per capita de até R$ 412”, disse. Hoje há 600 estudantes matriculados em seis pólos.

O cursinho Zumbi dos Palmares funciona em Rondonópolis desde início de 2006. Durante três anos atuou de forma voluntária. Apenas em 2009 ganhou apoio do poder público municipal. “Há uma demanda nacional para capacitar alunos negros e baixa renda, esta é uma das ações do Movimento Negro desde 1930. É uma luta pacifica contra o racismo por meio da ascensão social do negro”.

Cerca de 250 alunos do cursinho pré-vestibular Zumbi dos Palmares conseguiram entrar na UFMT e Unemat. “Temos psicólogos, professores e arquitetos formados porque estudaram conosco”, comemorou o professor pós doutor, Flávio Nascimento.

Apostilas

O secretário de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Eliene Lima, veio a Rondonópolis entregou mil apostilas aos alunos do ao curso preparatório para o vestibular ‘Zumbi dos Palmares. O prefeito Zé Carlos do Pátio aproveitou a vinda do secretário para solicitar do representante do governo do estado mais cursos técnicos para Rondonópolis.

Segundo o gerente do cursinho preparatório, Valdivino Ferreira de Lima, os pacotes de material de trabalho vêm chegando desde o primeiro semestre. “Recebemos 885 livros de Português, Literatura e Redação. Mais 880 apostilas de história e geografia, 565 de matemática e biologia, 885 de física e biologia, 850 de inglês e espanhol, além de mais de 800 entre filosofia e sociologia. Seguramente vai atender nossas necessidades e possibilita aumentar ainda mais o número de alunos para o ano que vem”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet