Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MPE lança gibi para sensibilizar população sobre a importância do combate a dengue

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor, lançou um gibi com informações sobre a importância do combate a dengue para sensibilização de estudantes e da comunidade em geral. A estória, denominada 'A Guerra contra os mosquitos 'Egípcios'”, foi elaborada pelo promotor de Justiça que atua na Defesa da Cidadania no município de Água Boa, Leandro Volochko.


“O gibi é um exemplo, entre vários outros, do empenho dos membros do Ministério Público de Mato Grosso na defesa dos interesses da coletividade no combate à dengue. Esse material, que será distribuído em escolas e em audiências públicas, será um importante instrumento para a mudança de hábitos e sensibilização dos estudantes e da comunidade em geral sobre a importância do combate à doença”, ressaltou o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

Segundo ele, desde 2010, o MPE vem trabalhando com o objetivo de empreender práticas saudáveis que culminem na eliminação dos focos de mosquitos da dengue. Além da utilização dos meios judiciais disponíveis para permitir o acesso de agentes da saúde a residências fechadas para o combate ao mosquito, os promotores de Justiça têm promovido reuniões, encontros e audiências públicas para motivar a população em relação a causa.

De acordo com o promotor de Justiça Leandro Volochko, o gibi conta a estória de uma comunidade que vive em uma cidade pacata, ameaçada por um risco de chacina que poderia estar em curso pelos mosquitos 'Egípcios'. Amedrontadas, as autoridades chamam a população para uma audiência pública para falar sobre o plano dos mosquitos e pedir o apoio da comunidade para definição de estratégias de combate. “Os mosquitos da dengue apostam todas as fichas na inércia da população em combatê-los. A ideia é provocar nas crianças uma reação: vamos agir ou vamos deixar que eles nos vençam?”, destacou o promotor de Justiça.

Ao todo, foram produzidos quatro mil exemplares do gibi. O material será distribuído às promotorias de Justiça dos municípios que apresentam os maiores índices de notificações. A lista elaborada pela Procuradoria de Justiça de Defesa da Cidadania inclui os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Sorriso e Nobres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet