Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fim do impasse?

Greve dos agentes penitenciários pode ser suspensa nesta tarde

Foto: Priscilla Silva

Greve dos agentes penitenciários pode ser suspensa nesta tarde
A greve dos agentes penitenciários pode ser suspensa na tarde desta sexta-feira (02). Depois de oito dias de paralisação, a categoria foi recebida pelo governador Silval Barbosa (PMDB) na noite dessa quinta-feira (01). Segundo o comando de greve, o governador ‘provou’ que dos dez itens firmados no acordo em abril oito já foram concretizados.


Uma assembleia geral está marcada para às 15h30 de hoje, onde o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista irá deliberar junto aos agentes quanto a manutenção ou não da greve.

Mais informações

Contratação de agentes penitenciários sem treinamento “envia pessoas para o matadouro”, critica presidente de sindicato
Agentes penitenciários contrariam decisão judicial e mantêm greve

Do encontro que ocorreu no gabinete do secretario de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os agentes ouviram de Silval o pedido de suspensão da greve ainda na tarde de hoje e a solicitação de que a categoria elaborasse uma contraproposta de tabela salarial, um dos pontos ainda pendente do dissídio coletivo.

Outro item que não foi cumprido é a exigência de nível superior para a realização de concurso público. Ainda segundo o comando de greve, os encaminhamentos ocorreram durante o período grevista.

Até agora

Com três decisões judiciais contrárias à categoria, a greve que desestabilizou ainda mais o sistema penitenciário do estado, foi marcada por protestos de familiares de presos e depredação de celas por detentos.

O impasse fez com que a secretaria abrisse edital para contratação de agentes temporários. O dinheiro pagar os contratos temporários, segundo informações do secretário Luiz Pôssas, será proveniente do corte de ponto dos grevistas e da multa pelo descumprimento da decisão do desembargador Rondon Bassil.

O magistrado considerou a greve ilegal e que determinou o retorno imediato ao trabalho sob pena de multa de R$ 7 mil por hora de descumprimento.. Para garantir o pagamento da multa, ele também decretou o bloqueio da conta do sindicato.

Atualizada às 14h51
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet