Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Coreia do Norte pode lançar mais mísseis, alerta Coreia do Sul

A Coreia do Sul reduziu o temor sobre o teste de quatro mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte nesta quinta-feira, que classificou como parte de exercícios militares de rotina, e alertou que novos lançamentos devem acontecer nos próximos dias.


Não está claro, contudo, se o regime comunista testará um míssil de longo alcance, capaz de atingir o Havaí. Os oficiais de defesa dos Estados Unidos dizem que um lançamento do tipo não parece iminente, mas já tomam medidas preventivas.

A Coreia do Norte realizou nesta quinta-feira quatro testes com mísseis de curto alcance em poucas horas e aumentou ainda mais as tensões no leste da Ásia. Há pouco mais de um mês, o regime de Pyongyang realizou testes de mísseis, um teste nuclear e ameaçou de ampliar seu arsenal atômico, em resposta às sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país.

O Ministério da Defesa sul-coreano disse nesta sexta-feira que o lançamento dos mísseis é uma mensagem de provocação para a Coreia do Sul, informou a agência Yonhap.

"Acreditamos que os lançamentos foram realizados levando em conta as relações entre as duas Coreias, já que foram mísseis de curto alcance e não de médio ou longo", disse hoje o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Won Tae-jae.

Contudo, Won Tae-jae afirmou que o país não deu muita importância para os mísseis já que fazem parte de um exercício militar de rotina.

O porta-voz lembrou que em caso de um conflito entre as duas Coreias, os mísseis de curto alcance, como os quatro que a Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira, seriam os projéteis mais úteis. Contudo, ele ressaltou que o país, assim como os EUA, não se sentem ameaçados pelos mísseis já que possuem armas muito mais avançadas e sofisticadas.

O lançamento dos mísseis fere a resolução da ONU aprovada após o teste nuclear norte-coreano de 25 de maio que visa reduzir o comércio de armas e material relacionado no país, pedindo quer os países membros façam inspeções nos barcos com suspeita de levar carga proibida.

A Coreia do Norte afirmou que consideraria qualquer intercepção de seus navios como uma declaração de guerra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet