Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

outros tempos

Premiê russo critica Obama e diz que país não vive no passado

Foto: cancaonova

Premiê russo critica Obama e diz que país não vive no passado
O premiê da Rússia, Vladimir Putin, criticou nesta sexta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e assegurou que o país não vive no passado, mas "olha sempre para o futuro".


"Estamos firmemente de pé e sempre olhando para o futuro. Esta é uma característica particular que sempre permitiu a Rússia a avançar e se tornar mais forte", afirmou Putin durante uma visita à região de Krasnodar, no sul do país, segundo as agências russas.
Putin fez as declarações em resposta às afirmações feitas por Obama, às vésperas de sua primeira visita à Rússia, nas quais disse que o ex-presidente russo "tem um pé no passado e outro no futuro".

Obama afirmou que "é importante que (...) Putin entenda que os velhos métodos da Guerra Fria que se aplicavam às relações entre os EUA e a Rússia estão ultrapassadas".

Nesta sexta-feira, o premiê afirmou que "a Rússia esperava Obama com bons sentimentos" e ressaltou os sinais positivos enviados por Washington desde que o novo presidente assumiu o poder.

"É verdade que temos muitas esperanças na nova administração americana. Espero que seja uma reunião útil, que sirva para impulsionar o diálogo. Tanto a Rússia, quanto os EUA precisam disso", assegurou.

Putin destacou que se os EUA "paralisassem o desenvolvimento de novos sistemas armamentistas, sistemas antimísseis ou revisasse suas posições sobre ampliações de bloqueios militares, já seria um grande passo".

Também pediu uma mudança na emenda Jackson-Vanik, que mantém em vigor restrições comerciais contra a Rússia desde os tempos da União Soviética.

"Para nós, também é importante saber quais são as medidas que a administração americana tem em mente para sair da atual crise financeira", disse.

Além disso, insistiu que seu país está interessado "no êxito dos EUA" na superação da atual crise, já que a Rússia "tem uma parte significativa de suas reservas em dólares".

Obama se reunirá com Putin na próxima terça-feira (7) em sua primeira visita à Rússia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet