Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Reino Unido suspende parcialmente venda de armas a Israel

A porta-voz da embaixada britânica em Tel Aviv, Karen Kaufman, confirmou nesta segunda-feira que o Reino Unido suspendeu parcialmente a exportação de armas para Israel depois de o país ter supostamente violado os critérios europeus e britânicos para uso dos armamentos durante a ofensiva na faixa de Gaza em dezembro e janeiro passados.


Falando à BBC Brasil, Kaufman confirmou parte das informações divulgadas pelo jornal israelense "Haaretz", que disse que o governo britânico proibiu empresas do país de vender armas para a Marinha israelense.

'Em vista da Operação Chumbo Fundido [como ficou conhecida a ofensiva em Gaza] e de acordo com nossas obrigações, realizamos uma reavaliação das licenças de exportação para Israel", disse Kaufman.

'Não há um embargo parcial de armas para Israel. A política do Reino Unido continua sendo de examinar todas as licenças de exportação de acordo com os critérios nacionais e da União Europeia.'

"Julgamos que, em um baixo número de casos, depois da ação israelense durante [a operação] Chumbo Fundido, a exportação desses produtos contradiz os critérios. Estas licenças foram revogadas."

Ainda de acordo com a porta-voz, o governo britânico "apoiou a declaração da União Europeia que qualificou as ações de Israel durante a operação Chumbo Fundido como 'desproporcionais'".

Pressão

Há anos que um país europeu não impõe sanções à exportação de armas para Israel.

Segundo o "Haaretz", depois de sofrer pressões por parte do Parlamento e de ONGs, em consequência da ofensiva israelense em Gaza, o governo britânico examinou todas as licenças de exportação de armas para Israel.

Das 182 licenças existentes, o governo britânico teria cancelado cinco, referentes à exportação de armas para a Marinha, diz o jornal.

As armas teriam sido usadas na ofensiva em Gaza, que deixou pelo menos 1,3 mil mortos palestinos, a maioria deles de civis.

Durante a Primeira Guerra do Líbano, em 1982, o Reino Unido decretou um embargo total à exportação de armas para Israel.

Depois do fim do embargo, houve uma redução significativa das exportações de armas britânicas para o Exército israelense.

Hoje em dia 95% das armas fornecidas para o Exército israelense vêm dos Estados Unidos, as importações do Reino Unido representam cerca de apenas 1% do total.

No entanto, as sanções têm um significado politico importante, pois ocorrem em um momento em que o governo israelense está sendo fortemente pressionado, tanto pelos EUA como pelos países europeus, a congelar a construção dos assentamentos na Cisjordânia e concordar com a criação de um Estado palestino viável ao lado de Israel.

O representante de Politica Externa da União Europeia, Javier Solana, chegou a propor neste fim de semana que a ONU estabeleça um prazo para a criação de um Estado palestino "mesmo se não houver um acordo entre israelenses e palestinos".

De acordo com Solana, "depois desse prazo o Conselho de Segurança da ONU deve aceitar o Estado Palestino como membro integral da ONU".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet