Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Argentina vai convocar Brasil para reunião sobre epidemia de gripe suína

O governo da Argentina convocará os ministros da Saúde de Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia para participar nesta semana de uma reunião para unificar estratégias contra a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1).


"Trata-se de uma reunião com os ministros de países limítrofes que será realizada esta semana em Buenos Aires, mas ainda não temos data definida", explicaram à agência de notícias Efe porta-vozes do Ministério da Saúde argentino.

O governo de Cristina Kirchner procura concretizar o encontro para "compartilhar informação, definir posições e unificar critérios de olho em uma futura vacina, além de analisar os possíveis cenários da pandemia", detalharam.

Os porta-vozes disseram se tratar de uma reunião de perfil político, embora não tenham descartado que participem também especialistas no assunto.

Marie-Paule Kieny, diretora de Pesquisa de Vacinas da OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmou nesta segunda-feira que a pandemia da gripe "é imparável", e que por isso todos os países precisam da vacina contra o vírus.

Neste fim de semana, o ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, havia afirmado que é "provável" que a quantidade de mortes seja superior às 94 confirmadas oficialmente, depois que números extra-oficiais apontaram que as vítimas passariam de 100 no país.

Manzur também reconheceu que o governo não soube combater a gripe com um 'critério único' ao longo do país, que registra o maior número de mortos pela doença da América do Sul e o terceiro do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e México.

Dias atrás, o ministro disse também que o número de infectados na Argentina poderia chegar a 100 mil.

Devido à doença, a capital e a maioria das províncias decretaram emergência de saúde, além de restringir e até suspender as atividades em escolas, universidades, teatros e tribunais.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet