Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Em artigo, Fidel diz que bases dos EUA na Colômbia são "desleais"

O ex-ditador cubano Fidel Castro afirmou, em mais um artigo publicado pela imprensa da ilha nesta segunda-feira, que governo da Colômbia cometerá uma deslealdade se autorizar os Estados Unidos a usar suas bases militares, e advertiu que esse acordo poderá desatar em uma guerra fratricida com a Venezuela e uma tragédia latino-americana.


O novo acordo, previsto para ser finalizado neste mês, permitirá a Washington manter 1.400 pessoas entre militares e civis nos próximos dez anos e compensará o recente fechamento da base americana de Manta, no Equador. Os países vizinhos veem o acordo como uma ameaça militar na região e Chávez foi o principal opositor.

Saiba mais sobre o acordo militar entre EUA e Colômbia
Base será usada para reabastecer aviões de carga

"A história não perdoará quem cometer essa deslealdade contra seus povos, nem os que utilizarem como pretexto o exercício da soberania para permitir a presença de tropas ianques", afirmou Fidel.

Para Fidel, os argumentos usados por Washington e Bogotá para justificar o acordo são um "insulto à inteligência", porque "o verdadeiro objetivo é o controle dos recursos econômicos, o domínio dos mercados e a luta contra as mudanças sociais".

Fidel também rechaça que o acordo é justificado pela guerra contra o tráfico de drogas. "A luta contra as drogas é um pretexto para estabelecer bases militares em todo o hemisfério. Desde quando os navios da quarta frota e os aviões modernos de combate servem para combater as drogas?", pergunta o ex-ditador, que completará 83 anos na próxima quinta-feira.

O ex-presidente cubano afirma que se os EUA utilizarem as bases colombianas "para provocar um conflito armado entre dois povos irmãos [Colômbia e Venezuela], será uma grande tragédia".

"As forças ianques poderão promover uma guerra suja como fizeram na Nicarágua, inclusive empregando soldados de outras nacionalidades treinados por eles."

"Mas dificilmente o povo combativo, valente e patriótico da Colômbia se deixará arrastar para uma guerra contra um povo irmão como da Venezuela", disse o líder comunista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet