Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

CONTRA A MAIORIA

Tropa do PL de Mato Grosso mantém posicionamento contrário ao arcabouço fiscal, que é aprovado na Câmara

Foto: Assessoria

Tropa do PL de Mato Grosso mantém posicionamento contrário ao arcabouço fiscal, que é aprovado na Câmara
Seguindo a tendência demonstrada já na votação do pedido de urgência, apenas os deputados federais do PL de Mato Grosso votaram contra o texto-base do projeto de lei que institui o novo arcabouço fiscal, em substituição ao atual teto de gastos. Nesta terça-feira (24), Abílio Júnior, Amália Barros e José Medeiros seguiram a posição de oposição ao governo Lula (PT), juntos a outros 105 parlamentares.


Leia também
Mauren cita lei de Roraima derrubada pelo STF e reforça que destruição de equipamentos ocorre em 'situações excepcionais'


Já os deputados do MDB, Emanuelzinho e Juarez Costa; e do União Brasil, Fábio Garcia e Coronel Assim, votaram sim. Coronel Fernanda, do PL, foi a única ausente.

O projeto foi aprovado com 372 votos favoráveis. Para concluir a votação, os deputados têm ainda que analisar os destaques, que são sugestões pontuais de alteração no texto.

O novo arcabouço foi enviado pelo governo ao Congresso em abril. Assim como o teto, também prevê limitar os gastos, mas é mais flexível: atrela a margem de crescimento das despesas ao aumento das receitas.

Nas redes sociais, Emanuelzinho, que é vice-líder do governo, afirmou ter certeza que o Congresso está “colocando o Brasil de volta no caminho do desenvolvimento e do crescimento econômico”.

“Amanhã terminamos mais uma etapa deste importante passo para o nosso país!”, completou.

Já Medeiros afirmou que o Governo atropelou a oposição na Câmara. “O tamanho da oposição na câmara é 105 deputados. Governo passa o rodo e votação do arcabouço fiscal será aprovada com mais ou menos 350 votos. Liberado a GASTANÇA”.

O mecanismo central do arcabouço estabelece que o crescimento dos gastos públicos fica limitado a 70% do crescimento da arrecadação do governo (exemplo: se a arrecadação subir 2%, a despesa poderá aumentar até 1,4%); além disso, mesmo que arrecadação do governo cresça muito, será necessário respeitar um intervalo fixo no crescimento real dos gastos, variando entre 0,6% e 2,5%, desconsiderando a inflação do período.

O texto aprovado, no entanto, abre uma possibilidade para que o governo amplie as despesas, por meio de crédito suplementar. Isso poderá ocorrer após a segunda avaliação bimestral de receitas e despesas de 2024, que ocorre em maio, considerando o crescimento da receita do exercício de janeiro a dezembro de 2023 e comparando com a projeção para 2024.

Se ao fim de 2024, a despesa for superior ao crescimento real da receita primária efetivamente realizada, a diferença deve ser reduzida da base de cálculo e subtraída do limite de gastos para 2025.

Veja como votaram os deputados de MT:
 
NÃO

Abílio Júnior (PL)
José Medeiros (PL)
Amália Barros (PL)
 
SIM

Fábio Garcia (União)
Emanuelzinho (MDB)
Juarez Costa (MDB)
Coronel Assis (União)
 
AUSENTE

Coronel Fernanda
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet