Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Assembleia Legislativa

Deputados querem derrubar veto que impede construção de novas creches; ajuda a clubes em pauta

Foto: Ronaldo Mazza/ALMT

Deputados querem derrubar veto que impede construção de novas creches; ajuda a clubes em pauta
A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (7), no período matutino, uma sessão ordinária para limpar os vetos do governador Mauro Mendes (União) a projetos de lei e emendas de autoria dos deputados estaduais. A sessão, que acontece às quartas, será realizada na véspera dos Dia das Mulheres a pedido da única parlamentar, Janaina Riva (MDB).


Leia também
Posto localizado no canteiro central da avenida do CPA deve ser demolido para obras do BRT


Um dos pareceres de rejeição do governador que deve ser derrubado é sobre a emenda 290 da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Essa emenda trata sobre a destinação de recursos para construção de creches no interior do estado.

De acordo com o autor da proposta, o presidente do parlamento, deputado Eduardo Botelho (União), o recurso seria de R$ 450 milhões, em quatro anos. O projeto atende o pedido do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antonio Joaquim, que chegou a solicitar aos parlamentares que derrubem o veto para diminuir o déficit de vagas, que hoje é de 15 mil.

No veto, o governador destacou que apesar de louvável a iniciativa, a responsabilidade sobre a educação infantil é dos municípios, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, ele observou que a emenda não apresentou impacto orçamentário e financeiro e, se retirado orçamento de outras ações previstas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), poderia prejudicar os projetos desenvolvidos aos alunos do ensino fundamental e médio, que são de responsabilidade do Estado e da União.

Mauro ainda destacou que para construção das unidades infantis em todo o estado, teria que ser retirado um montante da autarquia Companhia Mato-grossense de Gás (MT-Gás). Sem o recurso programado para a pasta, o governador alertou que poderia desabastecer o mercado de gás natural em Mato Grosso.

Além desse veto, os deputados vão analisar o parecer negativo do governador ao projeto que proibia a construção de novas pontes de madeiras no estado. Ao barrar a ideia, o governador destacou que a medida é inconstitucional por usurpação da competência do Poder Executivo.

Outro veto que pode ser derrubado pelos deputados é ao projeto que cria programa de apoio aos clubes de futebol inscritos na Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), que disputam a primeira divisão do Campeonato Mato-grossense de Futebol masculino.

Mauro seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que opinou pela inconstitucionalidade da ideia, que também usurpa a competência do Executivo de legislar acerca da organização e funcionamento das secretarias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet