Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

APÓS MORTE DE ALUNO BOMBEIRO

Governador anuncia decreto obrigando gravação de treinamentos dos novos membros das Forças de Segurança

08 Mar 2024 - 09:17

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Divulgação

Governador anuncia decreto obrigando gravação de treinamentos dos novos membros das Forças de Segurança
O governador Mauro Mendes (União) decidiu se adiantar e deve publicar na segunda-feira (11) um decreto obrigando que os treinamentos para formação de oficiais das Forças de Segurança do estado sejam totalmente gravados. A medida, que já é objeto de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa (ALMT), foi pensada após Lucas Veloso Peres, de 27 anos, morrer afogado durante um curso de salvamento do Corpo de Bombeiros.


Leia também
Mauro demonstra insatisfação com retorno e diz que Emanuel tentou roubar município em licitação de lâmpadas


“Infelizmente aconteceu mais essa fatalidade e eu não pude receber a família. Conversei com a área de Segurança, com o secretário (Coronel Roveri), nós estamos estudando e cobrando uma apuração rigorosa sobre o que aconteceu e já determinei e vamos fazer um decreto, estabelecendo que a formação de oficiais, que envolva atividades de risco, terá que ser 100% filmada para registrar a atuação de todos os envolvidos”, afirmou, em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (8).

Conforme a proposta que passou a tramitar na ALMT, o registro dos treinamentos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar devem respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Depois, as filmagens devem ser armazenadas em um ambiente seguro e protegido, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidades de dados.

O caso

Lucas Veloso se afogou durante um curso de salvamento, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, no fim de fevereiro. Ele foi socorrido pelas pessoas que acompanhavam o treinamento e levado a um hospital particular, onde morreu.

No mesmo dia da morte, prints de conversas em grupos de WhatsApp mostram que alunos do curso sugeriram que Lucas levou um “caldo” – expressão popular utilizada para se referir quando a pessoa mergulha contra a vontade.

Na conversa, alguns alunos contam que estavam presentes no momento da morte de Lucas e que viram o que aconteceu. De acordo com um deles, o jovem não morreu em decorrência de esforços físicos.

A morte do aluno é investigada pelo próprio Corpo de Bombeiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet