Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

ONU se diz preocupada com combinação de vírus da gripe

O coordenador da ONU para a gripe, David Nabarro, expressou neste domingo sua preocupação de que os vírus da gripe aviária (H5N1) e o A (H1N1) da nova gripe possam se combinar.


"Nossa preocupação agora é que o vírus da gripe aviária e o vírus da atual pandemia possam se combinar (...) e criar algo com o potencial de ter consequências muito desagradáveis para a humanidade", disse Nabarro.

O especialista da ONU participou hoje de uma entrevista coletiva conjunta sobre a gripe com especialistas do Banco Mundial e da OMS (Organização Mundial da Saúde), dentro da Assembleia Anual conjunta do Bird e do FMI (Fundo Monetário Internacional) realizado em Istambul.

Julie Hall, assessora sobre temas de gripe da OMS, previu que a nova gripe chegará aos lugares mais distantes do planeta, mas acrescentou que, devido à natureza mutante destes fenômenos, é difícil avaliar o impacto da doença.

Ela lembrou que se trata de um vírus que avança "a grande velocidade", e ressaltou que, cerca de três meses depois de que se registrarem os primeiros casos, já há mais de 100 países afetados.

Hall comparou a situação com a da pandemia de 1918, quando a gripe precisou de 18 meses para dar a volta ao planeta.

A especialista da OMS mencionou que, inicialmente, o impacto foi sentido nos países mais desenvolvidos, mas disse que, agora, "o vírus está entrando em alguns dos países mais pobres do mundo".

Ela destacou também que o vírus afeta de forma desproporcional pessoas jovens, ao contrário da gripe comum, o que é "especialmente perigoso" para aqueles países com populações muito jovens, em muitos casos, nações em desenvolvimento.

Nesse sentido, Nabarro insistiu que será importante que durante as próximas semanas, antes que surja o próximo foco de gripe, os países ricos mostrem sua solidariedade e façam chegar vacinas às nações pobres, para que se preparem para "a segunda onda da pandemia".

Segundo os mais recentes dados da OMS, a nova gripe infectou mais de 340 mil pessoas no mundo todo e causou mais de 4 mil mortes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet