Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Gramado e Canela são convite para fugir do calor e voltar à infância no RS

As casas parecem de boneca. Um gramado verde emoldura a construção singela em estilo bávaro. Os muros não existem. Quando muito, há uma cerquinha de meio metro ou alguns arbustos de hortênsias que sinalizam o limite entre a calçada e os jardins.


A descrição acima é de uma ruazinha idílica de Canela, na Serra Gaúcha, que, ao lado da vizinha Gramado, é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil.

As duas cidades, no entanto, são uma boa opção no verão, principalmente para aqueles que desejam fugir das altas temperaturas que lotam as praias de norte a sul do Brasil.

Visitar a Serra Gaúcha nesse período é uma oportunidade para curtir o ar fresco da montanha em um cenário que recria o charme europeu em terras brasileiras. Os termômetros oscilam entre 23ºC e 26ºC, de dia, e entre 6ºC e 10ºC, à noite.

A primeira impressão ao percorrer ruazinhas tão organizadas e limpas, tanto de Gramado quanto de Canela, com suas casinhas cheias de floreiras e de detalhes em madeira recortada, é a de que se materializou um daqueles desenhos que se faz quando criança.

A saudade da meninice continua pelo Mini Mundo, um parque de lazer em forma de minicidade, em Gramado, onde quase tudo é reproduzido numa escala 24 vezes menor. Adultos e crianças podem se divertir ainda no Mundo a Vapor, localizado na estrada RS-235, a 2 km do centro de Canela. A atração conta com 20 miniaturas de estabelecimentos industriais do início do século 20, como uma serraria e uma usina eólica.

Com um pouco de sorte, de repente, bem no meio de um passeio pela florida avenida Borges de Medeiros, em Gramado, um nevoeiro pode baixar. É como circular em meio ao fog londrino, com arquitetura alemã ao fundo, entre uma loja de artigos de couro e outra de chocolate.

À noite, a mesma avenida, cuidadosamente iluminada para não se perder a sensação de conto de fadas, é uma boa opção para um jantar, tanto em um dos aconchegantes restaurantes de foundues e raclettes como nos de culinária alemã ou italiana.

Garçons, maîtres e sommeliers atenciosíssimos são a prova de que muito do sucesso turístico da região se deve à simpatia com que os locais recebem os visitantes.

O programa noturno se completa ao retornar a uma das charmosa pousadas ou a um dos luxuosos hotéis da região. A pedida é encerrar o dia tomando um delicioso chocolate quente repousado à frente da lareira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet