Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Evento

Campeonato Estadual de Pesca entra na sétima edição em 2010

A piscosidade dos rios de Mato Grosso, com exemplares da ictiofauna das grandes bacias hidrográficas brasileiras, atrai todos os anos amantes da pesca esportiva que circulam entre os municípios do Estado em busca dessa modalidade turística que aumenta em todo o mundo.


Para estimular essa atividade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, criou há sete anos o Campeonato Estadual de Pesca movimentando municípios e setores de serviços e comércio em torno dessa atividade que auxilia no fomento ao turismo interno e externo.

O evento foi criado em função da crescente demanda pela atividade de pesca no Estado, sabendo-se que Mato Grosso é procurado por inúmeros turistas e profissionais de todo o Mundo, principalmente em função de seus grandes e vários rios da planície pantaneira, das bacias Amazônica, do Paraguai e Araguaia.

Para este ano, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) já tem confirmados mais de 40 municípios participantes do campeonato. Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição do CEP foram 160 etapas em municípios de todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso levando equipes de pesca a se movimentarem por todo o Estado em busca do melhor pescado.

Tucunarés, barbados, pintados, cacharas, dourados, enfim, todas as espécies com a medida permitida pela legislação e regulamento do campeonato atraem os amantes da pesca esportiva. No ano pasado, o 6º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso foi realizado em 27 etapas, sendo encerrado no município de Pontes e Lacerda no dia 27 de setembro.

Entre as cidades participantes de 2009, o município que mais reuniu público foi o de encerramento, porém foi em Xavantina e Colniza, que foram pescados os maiores peixes, um Bicuda de 1 metro e Cachara com o mesmo comprimento, respectivamente.

Os prêmios oferecidos pela Sedtur no campeonato são todos os anos um carro zero quilometro, 01 motor de Poupa 15 HP, 01 barco de seis metros, para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em 2009, a equipe campeã foi a Carajás, de unicípio de Cáceres, com 580 pontos.

Para participar do campeonato, os municípios devem atender a alguns requisitos como possuir uma área com potencial para a pesca esportiva, observando características como a localização da área de pesca, o acesso ao público, aspectos sociais e econômicos e condições de pesca; além da data escolhida estar em consonância com a estação de pesca no Estado.

Todo o campeonato é acompanhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que define com os municípios o local que apresenta melhores condições para a pesca levando em conta os impactos ambientais.

Também participam todos os anos apoiando na fiscalização e na orientação de segurança, tanto das embarcações como dos participantes, o Corpo de Bombeiros do Estado e a Marinha do Brasil.

(Com informações da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet