Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Facção da Al-Qaeda desmente morte de dirigentes em ataque no Iêmen

O grupo Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) desmentiu que seis de seus dirigentes teriam sido mortos na semana passada em um ataque aéreo no Iêmen, segundo um comunicado publicado nesta segunda-feira.


"Nenhum mudjahedine foi morto nesse ataque injusto e insidioso; alguns foram apenas levemente feridos", afirma facção da Al-Qaeda em um comunicado publicado numa página jihadista e divulgado pelo SITE, o centro americano de vigilância de sites islamitas.

O ataque, que aconteceu na sexta-feira em uma colina de Al Agacher, na região desértica de Hab al Chaaf, entre as províncias de Al Jawf e de Saada (norte), teve como alvo um grupo de oito membros da Al-Qaeda. Dois deles sobreviveram e conseguiram fugir, segundo as autoridades.

Na véspera, o ministério do Interior do Iêmen confirmou a morte do comandante militar da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), Qassem Al Rimi, e de cinco de seus auxiliares, em um ataque aéreo no norte do país.

Em um comunicado, o ministério identifica cinco dos seis homens mortos e publica fotos de quatro deles, incluindo um egípcio.

Além de Qassem Al Rimi, no ataque teriam morrido Ammar al Waili, Saleh al Tais, Ayedh al Chabwani e o egípcio Ibrahim Mohamed Saleh al Banna. O sexto morto ainda não foi identificado.

O egípcio morto, identificado na véspera como Abu Aymen Al Masri (um de seus codinomes), é um teórico da AQPA.

Al Rimi era um dos 23 membros da Al-Qaeda que em fevereiro de 2006 escaparam da prisão de segurança máxima do estado de Sanaa.

Ele era considerado o principal nome da maioria das operações da Al-Qaeda no Iêmen.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet