Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Prejuízo pela chuva pode superar R$ 70 milhões em SP

Pode ultrapassar R$ 70 milhões o prejuízo causado pela forte chuva que atingiu, nesta madrugada, a cidade de São José do Rio Preto, a 440 quilômetros de São Paulo, segundo informou hoje o prefeito Waldomiro Lopes (PSB). "Nunca houve uma chuva que provocasse tantos estragos como esta na história de Rio Preto", disse. Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva foi a pior dos últimos 20 anos. Duas pessoas morreram.


A chuva, que em três horas atingiu 130 milímetros - metade de todo o mês de janeiro, e 20 vezes mais que todo o registrado em janeiro de 2009 -, foi suficiente para arrastar pontes, carros, orelhões e destruir bancas de revistas, inundar lojas, abrir buracos nas principais avenidas da cidade e causar interrupção no fornecimento de água em vários bairros.

O soldado do corpo de bombeiros Luciano Rodrigues de Souza, de 24 anos, morreu quando tentava resgatar uma mulher que estava sobre o veículo na avenida Bady Bassit na região central da cidade, uma das mais atingidas pelo temporal. A corda do militar se rompeu e ele foi arrastado pela correnteza. Colegas tentaram reanimá-lo e conseguiram levá-lo para o hospital, mas ele não resistiu

Na avenida Philadelpho Gouvea Netto, o aposentado Lucas Carvalho, de 75 anos, foi pego de surpresa e se afogou quando tentativa sair do carro arrastado pela correnteza pelo porta-malas.

Falta de água

O prefeito pediu aos moradores para economizar água porque as bombas da estação, que trata a água da represa responsável pelo abastecimento de 34% da cidade, ficaram submersas.

"Ainda não temos a dimensão desses estragos, mas já sabemos que o bombeamento de água para alguns bairros está prejudicado", disse o prefeito no início da tarde.

Além da falta de água, moradores de alguns bairros também correm risco de ficar sem energia e telefone por causa da queda de postes e de estruturas que suportam cabos de distribuição.

O prefeito também disse que os estragos na estrutura viária foram tantos que a Prefeitura precisará de dois ou três dias para colocar o trânsito em ordem.

Mau tempo

A expectativa de novas chuvas para a tarde desta segunda-feira também preocupa a Defesa Civil, que está pedindo aos moradores curiosos para não parar nos locais atingidos. "Não podemos ficar cuidando de curiosos, há muito trabalho a ser feito", disse José Carlos Sé, coordenador da Defesa Civil.

Segundo ele, outra preocupação era com a chegada de mais chuva, prevista nos boletins meteorológicos. "Os rios e córregos estão no limite e se chover mais não haverá vazão para tanta água", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet