Olhar Jurídico

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Civil

AÇÃO COLETIVA

Policiais Militares e Bombeiros pedem aumento de 1,06%, na composição da Revisão Geral Anual

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Policiais Militares e Bombeiros pedem aumento de 1,06%, na composição da Revisão Geral Anual
O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, determinou que pedido feito pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso seja incluído na lista de processos conclusos para sentença. Os oficiais associados entraram com ação coletiva contra o Estado de Mato Grosso buscando a composição da Revisão Geral Anual (RGA) nos salários dos coronéis da PM e Corpo de Bombeiros no percentual de 1,06%, sob argumento de que este é o percentual que está abaixo do que é pago aos demais servidores. Decisão circulou no Diário de Justiça desta segunda-feira (5). 


Leia mais
Juiz mantém ação em que MPE quer condenação de ex-deputado que teria recebido 'mensalinho' de R$ 3,4 milhões

 
Ação coletiva foi ajuizada pela Associação argumentando que o governo teria cometido ato ilegal ao conceder RGA de 4,50% a coronéis da PM e BM, para o ano de 2014, enquanto para os demais servidores públicos, civis e militares, a revisão de 2014 foi de 5,56%. 
 
“Preceito é inconstitucional, pois está em descompasso com o teor do artigo 147 da Constituição Estadual e com o artigo 37, X, da Constituição Federal, eis que não concedeu o mesmo percentual de revisão geral anual para os servidores civis e militares”, argumentou. 

 Com isso, pleiteou ao juiz que fosse declarada inconstitucionalidade da referida norma para que seja quitada a diferença das revisões em relação aos salários dos coronéis.

“A Revisão Geral Anual concedida ao subsídio do posto de Coronel ficou aquém do concedido a todos os demais servidores públicos, restando uma diferença de 1,06% a ser quitada pelo requerido”, sustentou. 
 
Analisando a pretensão da associação, o magistrado entendeu que o pedido busca os reflexos do reajuste do RGA nas carreiras dos Oficiais. Ele determinou, então, que os autos sejam incluídos na lista de processo conclusos para sentença.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet