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Quarta-feira, 26 de junho de 2024

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FALHAS NO SERVIÇO

Relatório da AGER aponta falhas na distribuição de energia em Rondonópolis e MPF instaura procedimento para investigar

Foto: AGER-MT

Relatório da AGER aponta falhas na distribuição de energia em Rondonópolis e MPF instaura procedimento para investigar
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para acompanhar quais ações a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGERMT) está tomando em relação à adequada prestação de serviço de energia elétrica pela Energisa de Rondonópolis, após relatório da própria agência apontar que a concessionária estaria promovendo a distribuição com falhas.


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Portaria assinada pela procuradora Denise Nunes Slehssarenko, que circulou no diário do MPF desta sexta-feira (17), levou em consideração relatório produzido pela Ager após visita nas instalações da concessionária do município.

Foi confeccionado, então, o documento 0001/2024-AGER/MT-SFT, o qual concluiu pela inadequada prestação de serviço de distribuição de energia elétrica em Rondonópolis por parte da Energisa, o que levou à emissão de orientação à distribuidora visando garantir melhoria na oferta da concessão.

Também foi recomendado à Energisa apresentação de plano de ação para apontar as correções e aprimoramentos indicados pelo MPF, sob pena de penalidades. Então, para fiscalizar se a concessionária está adotando tais ações, o MPF decidiu instaurar o procedimento administrativo, cujo objetivo é fazer com que os munícipes recebam a energia adequadamente.

Outro lado

A Energisa reforça o respeito e a importância do diálogo com os núcleos de atendimento à população, para esclarecer dúvidas e buscas soluções que melhorem a vida das famílias de Mato Grosso. 

Quanto ao atendimento em Rondonópolis a concessionária informa que entre os meses de setembro e outubro, ondas de calor extremo acima sem precedentes, assim como temporais, impactaram diretamente no serviço prestado. 

Diante desse cenário, a Energisa adotou diversos investimentos, em acordo com conversas feitas com a própria comunidade. Entre elas estão: 

- Mutirão apoiando o poder público na poda preventiva de árvores em 26 bairros, evitando que galhos cheguem as redes; 

- Monitoramento preventivo com inteligência artificial de redes de energia, que já resultaram no aumento da capacidade 45 circuitos elétricos;

- Criação de grupos de trabalho para dinamizar o contato com áreas fundamentais como Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear);

- Contratação de novas equipes próprias para atendimento em campo e em agência. 

A empresa reforça o compromisso com Rondonópolis e com o estado de Mato Grosso e que as medidas já são sentidas escutas ativas permanente com a cidade.
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