Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Criminal

ORDEM DO STJ

Ministro mantém prisão de advogado acusado de ser 'tesoureiro' do CV em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Ministro mantém prisão de advogado acusado de ser 'tesoureiro' do CV em Mato Grosso
O ministro Messod Azulay Neto, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a prisão de Wender Luiz dos Santos, acusado pela Operação Retomada – Alter Ego, de ser tesoureiro e advogado do Comando Vermelho na região de Primavera do Leste. Decisão é desta segunda-feira (24).


Leia mais
Juiz nega destruir informações contidas no celular de Zampieri, mas devolve aparelho a esposa do advogado


Wender foi preso durante a Operação deflagrada pela Polícia Civil em dezembro de 2022.  Ele é irmão de Leandro Miranda dos Santos, vulgo Léo do Chevette, acusado de ser o líder do CV na região.
 
A defesa alegou no pedido de revogação da prisão que Wender sofre de cardiopatia e necessitaria receber tratamento adequado em domicílio.

O magistrado, porém, argumentou que ele está recebendo o devido tratamento no presídio, que ele não comprovou seu estado de extrema debilidade de saúde, e que, seus predicados favoráveis não são capazes de alterar o entendimento de que sua prisão se justifica pela garantia da ordem pública.

“Por fim, condições pessoais favoráveis, tais como primariedade, ocupação lícita e residência fixa, não têm o condão de, garantirem ao paciente a revogação da prisão preventiva se há nos autos elementos hábeis a recomendar a manutenção de sua custódia cautelar. Pela mesma razão, não há que se falar em possibilidade de aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, o que ocorre na hipótese. Ante o exposto, denego a ordem”, proferiu o ministro.
  
A operação

A ação policial combateu uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios.  Ao todo, foram cumpridos 100 mandados de prisão e 144 de busca e apreensão.

O nome da operação faz referência ao chefe da organização criminosa que criou uma nova identidade para se livrar da responsabilidade das práticas criminosas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet